Festival da Eurovisão

Tributo Simone

Portugal e a cidade de Lisboa preparam-se para receber um dos maiores eventos de sempre realizados neste país, o Eurovision Song Contest. Com os ensaios, as semifinais e a Grande Final a decorrer na Altice Arena, a energia contagiante da Eurovisão ultrapassa o Parque das Nações e estende-se a outros locais na cidade de Lisboa com o Eurovision Village no Terreiro do Paço de 4 a 12 de maio, que vai estar de portas abertas das 10h00 às 00h00. A entrada é gratuita, mas sujeita à capacidade do recinto.

O objetivo é envolver a população da cidade e os turistas criando uma programação paralela à do Festival da Eurovisão, com a criação de um espaço de entretenimento no centro histórico da capital portuguesa. O Eurovision Village é programado e gerido em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

No Domingo, o Eurovision Village é dedicado à memória, lembrando grandes nomes que passaram pelo Festival da Canção e que chegaram também ao Festival da Eurovisão. Em palco vão surgir homenagens que surgiram na edição de 2018 do Festival da Canção.

 

PAIÃO

PAIÃO é um projeto musical português criado em 2018 com o intuito de homenagear a obra de Carlos Paião, no ano em que se assinalam os 30 anos da sua morte.

Reunindo artistas de vários grupos e correntes musicais, PAIÃO é composto por João Pedro Coimbra (Mesa) e Nuno Figueiredo (Virgem Suta e Ultraleve), ambos responsáveis pela releitura dos temas, e pelas vozes da cantautora Via, Jorge Benvinda (Virgem Suta) e Marlon (Os Azeitonas). Ao vivo, juntam-se ainda Bernardo Fesch no baixo, Jorge Costa na bateria e programações, e Bruno Vasconcelos nas guitarras e programações.

O concerto de estreia está agendado para 6 de Maio, na Praça do Comércio (Terreiro do Paço), inserido no programa do Festival Eurovisão da Canção, que decorre este ano em Lisboa.

A edição do álbum PAIÃO está prevista para o fim de Maio 2018. O primeiro single é o emblemático tema “PÓ DE ARROZ”, cujo áudio e vídeo estreiam a 27 de Abril, ficando assim disponíveis em todas as plataformas digitais.

 

MAIS DOCE

Ana Bacalhau, Catarina Salinas, Marta Ren e Selma Uamusse integram um espectáculo de homenagem às Doce, marco inquestionável da pop portuguesa, com direcção musical de Luis Clara Gomes (Moullinex).

O espectáculo de homenagem apresentado na final do Festival da Canção de 2018 em Guimarães virá à Praça do Comércio de Lisboa, inserido no Eurovision Village. O arrojo, a energia e a alegria prometem repetir-se. O vasto repertório das “Doce” é apresentado com novos arranjos e uma roupagem moderna, garantida pela mão do produtor Moullinex, e agarrado com ancas, unhas e dentes pelas quatro cantoras Ana Bacalhau, que se encontra actualmente na estrada com o seu primeiro disco a solo depois dos Deolinda, “Nome Próprio”, Catarina Salinas, em produção do novo álbum da dupla Best Youth, Marta Ren, em digressão mundial e a preparar o sucessor de “Stop, Look & Listen”, e Selma Uamusse, em digressão com Rodrigo Leão antes da estreia do seu primeiro disco a solo, em Setembro.

As cantoras são acompanhadas ao vivo por Ed Rocha Gonçalves (a outra metade da dupla Best Youth), bem como Luis Clara Gomes (Moullinex), Guilherme Salgueiro, Guilherme Tomé Ribeiro e Diogo Sousa.

 

SIMONE

Foi um dos momentos mais emotivos do Festival da Canção 2018. Quando entrou no palco do Pavilhão Multiusos de Guimarães, Simone de Oliveira foi acolhida com uma sentida e longa salva de palmas. E foi com ela, cantando “Desfolhada”, que se assinalou, ali, o momento alto de uma homenagem que, num momento em que a cantora assinala os 80 anos de vida, o Festival da Canção lembrou uma das suas mais importantes vozes que, por duas vezes, representou Portugal no Festival da Eurovisão.

Com arranjos e direção musical de Nuno Feist, esta homenagem a Simone de Oliveira juntou à cantora duas outras vozes do nosso tempo. Foram elas Marisa Liz (dos Amor Electro) e Áurea. Todos estes nomes voltam agora a encontrar-se no palco do Eurovision Village.

Tópicos: Eurovision Village