Festival da Eurovisão

image003

Portugal e a cidade de Lisboa preparam-se para receber um dos maiores eventos de sempre realizados neste país, o Eurovision Song Contest. Com os ensaios, as semifinais e a Grande Final a decorrer na Altice Arena, a energia contagiante da Eurovisão ultrapassa o Parque das Nações e estende-se a outros locais na cidade de Lisboa com o Eurovision Village no Terreiro do Paço de 4 a 12 de maio, que vai estar de portas abertas das 10h00 às 00h00. A entrada é gratuita mas sujeita à capacidade do recinto.

O objetivo é envolver a população da cidade e os turistas criando uma programação paralela à do Festival da Eurovisão, com a criação de um espaço de entretenimento no centro histórico da capital portuguesa. O Eurovision Village é programado e gerido em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

A programação do Eurovision Village inclui concertos de artistas portugueses, atuações de participantes no Festival da Eurovisão, tributos a grandes nomes da música nacional, para além de garantir visionamento público das emissões em direto das semifinais e da Grande Final que decorrem no Altice Arena (dias 8, 10 e 12 de maio a partir das 20h00). O espaço inclui ainda street food, com uma zona lounge e de sombras, e stands dos patrocinadores e parceiros do evento. A vedação do recinto terá uma exposição sobre as edições anteriores do Festival Eurovisão da Canção. As atuações noturnas começarão sempre a partir das 21.30.

Os portugueses Beatbombers, campeões mundiais de scratch, estreiam o palco do Eurovision Village a 4 de maio e fazem ainda parte do alinhamento da Grande Final a 12 de maio no Altice Arena.

No dia 5 de maio, Moullinex apresenta Lisboa Open House, espetáculo que reúne músicos DJs, bailarinos, artistas visuais e performers para celebrar esta Lisboa contemporânea, plural, virada para o mundo e,  sobretudo, dançante. Moullinex será ali o anfitrião e o contador de histórias, contado com um elenco de luxo (obviamente secreto) que será revelado ao público com todo o aparato, cor, glitter, luzes, fumo e “jogos de espelhos” que a ocasião vai exigir.

6 de maio vai ser dia de tributos a grandes artistas portugueses. João Pedro Coimbra e Nuno Figueiredo apresentam um tributo a Carlos Paião, que começou a ganhar forma nas duas semifinais do Festival da Canção 2018. Estreados na final do Festival da Canção, em Guimarães, um tributo às Doce, coordenado por Moullinex, com as vozes de Ana Bacalhau, Selma Uamusse, Marta Ren e Catarina Salinas, e um outro a Simone de Oliveira, da responsabilidade de Nuno Feist, com Áurea e Marisa Lis, integram também este dia especial que evoca grandes memórias portuguesas relacionadas com o Festival da Eurovisão.

Ainda no dia 6 de maio e nos écrans do Terreiro do Paço vai ser possível assistir, entre as 17h00 e as 19h40, à transmissão em direto da Blue Carpet que decorre no MAAT, cerimónia pela qual desfilam todos os concorrentes ao Festival Eurovisão da Canção, acompanhados por alguns elementos das respetivas delegações.

A 7 de maio o Eurovision Village recebe uma noite dedicada aos sons e ritmos brasileiros e africanos, com o grupo luso-brasileiro Banda do Mar, que se voltam a reunir para esta ocasião, e Waldemar Bastos, figura de referência reconhecida nos circuitos da world music, num momento em que passam vinte anos sobre a edição do aclamado álbum “Pretaluz”.

Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Coro Voces Caelestes atuam no Eurovision Village a 9 de maio, apresentando ali um programa essencialmente dedicado a Mozart e Beethoven, sob direção do maestro Pedro Amaral.

Uma aposta na nova música portuguesa continua a 11 de maio, com um programa que envolve uma atuação dos Orelha Negra e do espetáculo de Capicua e a sua Guerrilha Cor de Rosa, ou seja, Blaya, Ana Bacalhau, M7 e Marta Ren.

A RTP prepara ainda uma operação especial em torno da Eurovisão, com vários programas a serem emitidos em direto a partir do Terreiro do Paço entre 4 e 11 de maio.

GALERIA DE FOTOS

Tópicos: Lisboa