Festival da Eurovisão

Claim

  • All Aboard!” é o claim criado para a edição de 2018 do Festival Eurovisão da Canção, convidando a comunidade internacional a celebrar a Europa e a música. A este slogan está associado um logotipo principal com 12 variações gráficas que representam a diversidade de Portugal que sempre ligou a Europa ao Mundo através do seu oceano.

 

  • O tema do claim e da imagem gráfica baseia-se na diversidade da vida nos mares e na história de Lisboa como o centro das rotas marítimas mais importantes do mundo.

 

  • A Suécia participa pela 60ª vez neste que é o maior espetáculo de música do mundo; a Rússia volta a integrar a lista dos países concorrentes ao Festival Eurovisão da Canção.

 

  • O Festival Eurovisão da Canção 2018 realiza-se pela primeira vez em Lisboa, com as semifinais a decorrerem a 8 e 10 de maio e a final a 12 de maio.

 

  • No Festival Eurovisão da Canção 2018, em Lisboa, vão participar 42 países. Esta será a 63ª edição do concurso realizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU) em parceria com a RTP. 2018 será a estreia de Portugal neste certame depois de Salvador Sobral ter dado ao país a sua primeira vitória em 53 anos de competição.

 

  • O slogan “All Aboard!” tem por base a cidade de Lisboa e o oceano. Lisboa foi o centro das rotas marítimas mais importantes do mundo. É hoje a cidade da diversidade, do respeito e da tolerância, que partilha os valores que a Eurovisão representa. Através do mar, Portugal convida a comunidade internacional a unir-se na competição deste ano. São todos bem-vindos, “All Aboard!”

 

Durante séculos, Portugal explorou o mundo pelo mar. Hoje em dia, Lisboa é cada vez mais a cidade de todas as cores, um grande porto de culturas e sons que dá as boas-vindas a todos os que entrem a bordo, ‘All Aboard!’” – Gonçalo Madaíl – Creative Manager of RTP

 

A Europa é um conjunto de países e isso também inspirou a equipa criativa da RTP a produzir múltiplos logotipos para a edição de 2018, em vez de uma imagem gráfica única. Foi desenhado um logotipo principal e 12 variações baseadas no conceito da variedade da vida nos oceanos e nas maravilhas do mundo flutuante, como o plâncton e uma variedade de outros organismos que são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Através destes múltiplos logotipos, o conceito gráfico retrata os temas-chaves como a diversidade, o respeito e a tolerância.

 

Nós estamos extremamente satisfeitos com o tema criativo e os logotipos para o concurso deste ano, que refletem a história de Lisboa e realçam os valores fundamentais da Eurovisão, incluindo a diversidade. O oceano liga-nos a todos, e a sua variedade pode servir de inspiração a cada uma das 42 televisões participantes que esperamos ver em Lisboa no próximo mês de maio.” – Jon Ola Sand, the EBU’s Executive Supervisor of the Eurovision Song Contest

 

 

63ª edição do Festival Eurovisão da Canção 2018

Lista de países e televisões de serviço público, que fazem parte da UER, que participam em 2018 no Festival Eurovisão da Canção em Lisboa:

  • Albânia (RTSH)
  • Arménia (AMPTV)
  • Austrália (SBS)
  • Áustria (ORF)
  • Azerbaijão (ICTIMAI TV)
  • Bielorrússia (BTRC)
  • Bélgica (VRT)
  • Bulgária (BNT)
  • Croácia (HRT)
  • Chipre (CYBC)
  • República Checa (CT)
  • Dinamarca (DR)
  • Estónia (ERR)
  • Finlândia (YLE)
  • França (FT)
  • Alemanha (ARD/NDR)
  • Geórgia (GPB)
  • Grécia (ERT)
  • Hungria (MTVA)
  • Islândia (RUV)
  • Irlanda (RTE)
  • Israel (IPBC/KAN)
  • Itália (RAI)
  • Letónia (LTV)
  • Lituânia (LRT)
  • Malta (PBS)
  • Moldávia (TRM)
  • Montenegro (RTCG)
  • Holanda (AVROTROS)
  • Noruega (NRK)
  • Polónia (TVP)
  • Portugal (RTP)
  • Roménia (TVR)
  • Rússia (C1R)
  • San Marino (RTV)
  • Sérvia (RTS)
  • Eslovénia (RTVSLO)
  • Espanha (TVE)
  • Suécia (SVT)
  • Suíça (SRG/SSR)
  • Ucrânia (UA:PBC)
  • Reino Unido (BBC)

Tópicos: Lisboa