Orgãos Sociais > Conselho Geral Independente
EM DESTAQUE:
Linhas de Orientação Estratégica 2018 – 2020
- Contactos
- Legislação / Regulamento
- Comunicados
- Linhas de Orientação Estratégica
- Projeto Estratégico para a RTP
- Protocolos / Estudos
- Relatórios
PRESIDENTE
António Maria Maciel de Castro Feijó
Licenciado em Estudos Anglo-Americanos, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1977), Mestre em Literatura Inglesa e Americana, State University of New York (Albany) (1980), Doutor em Literatura Inglesa e Americana, Brown University (1985).
Vice-Reitor da Universidade de Lisboa; Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Diretor e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008-2013).
MEMBROS
Diogo José Fernandes Homem de Lucena
É Engenheiro Electrotécnico pelo Instituto Superior Técnico tendo obtido o Ph.D. pela Universidade de Stanford. É professor na Universidade Nova de Lisboa e foi professor visitante na Universidade de Stanford.
Desempenhou os cargos de Director do Programa do MBA, Presidente do Conselho Científico e de Director da Faculdade de Economia, e de Vice-Reitor. Foi eleito Académico Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa em 2007.
Foi consultor de diversas instituições públicas e privadas, e foi membro dos órgãos sociais de empresas públicas e privadas. Pertenceu ao Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.
Francisco Seixas da Costa
Licenciado em Ciências Sociais e Políticas. Diplomata de carreira (1975-2013), foi embaixador na ONU, na OSCE, no Brasil, em França e na UNESCO. Foi secretário de Estado dos Assuntos Europeus (1995-2001) e diretor do Centro Norte-Sul, do Conselho da Europa (2013-2014).
Exerceu as funções de presidente do Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2009-2012) e foi membro do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães (2011-2013).
É atualmente docente universitário, consultor e gestor no setor privado. Colabora em órgãos de imprensa. Exerce funções consultivas em universidades públicas. É membro do Conselho das Ordens de Mérito Civil (desde 2016).
José Carlos Vieira de Andrade
Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra na área de Ciências Jurídico-Políticas (Direito Administrativo e Direito Constitucional) e Jurisconsulto.
Membro eleito do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (2010 – 2016).
Regente da cadeira de Comunicação e Direitos Fundamentais no Curso de Direito da Comunicação, Instituto Jurídico da Comunicação (1991 – 2017). Co-regente da cadeira de Direito da Comunicação Social da Licenciatura em Jornalismo na Faculdade de Letras de Coimbra (1996 – 2002).
Autor, entre muitas outras publicações, de uma monografia sobre Os Direitos Fundamentais na Constituição Portuguesa de 1976 (1983, 5.ª ed., 2012) e artigos na área da comunicação social: Os Direitos da Pessoa e a Comunicação Social na Perspectiva Jurídica, Fundação Calouste Gulbenkian (1995); O Serviço Público de Televisão na Ordem Jurídica Portuguesa (1996), “Liberdade de expressão e direitos das pessoas” (2006).
Maria Helena Costa de Carvalho e Sousa
Doutorada, em 1996, em Política da Comunicação (City University, Londres) é hoje Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.
Presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Membro da Direção do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da mesma universidade.
Especialista do Conselho da Europa para a área dos media (Committee of experts on Media Pluralism and Transparency of Media Ownership, MSI-MED).
Editora do European Journal of Communication .
Membro eleito do International Council da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), após coordenação (Vice-Chair e Chair), entre 2004 e 2014 da Secção de Economia Política desta organização.
Iniciou a carreira profissional em 1988 como Jornalista no Jornal de Notícias, Porto.
Maria Simonetta Bianchi Ayres de Carvalho Luz Afonso
Licenciada em História pela Universidade de Coimbra (1970); Pós Graduações em Museologia (1971), Conservação e Restauro (1972), e Gestão das Artes (1984).
Professora Catedrática convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008).
Gestora Cultural e Museóloga, de 1971 a 2008 dirigiu os Palácios Nacionais da Pena e de Queluz, o Instituto de Conservação José de Figueiredo, o Instituto Português de Museus, o Museu da Assembleia da República e o Instituto Camões; durante a década de 90 programou, concebeu e coordenou diversas manifestações culturais: Europália 91 (Bélgica e Holanda), Lisboa Capital Europeia da Cultura 94, Expo 98 e Expo 2000 Hannover, em grandes Museus do Japão, Estados Unidos, França, Espanha, Brasil, China, Alemanha.