A oitava semana de competição do Cosido à Mão trouxe duas surpresas: uma prova de molde cheia de mistérios e a primeira prova de Feito à Medida com convidados surpreendentes.

No primeiro desafio da semana, Paulo não revelou a peça a fazer. Os costureiros trabalharam sem saber que peça estavam a cortar e cada um foi tirando as suas conclusões. Apenas Carla sabia que a peça era um jumpsuit. Todos os outros concorrentes escolheram e cortaram a tela sem saberem do que se tratava! Só a meio da prova foi revelado o molde.

As maiores dificuldades da prova foram vividas por Joana, que teve muita dificuldade em interpretar o molde, tanto no drapeado como na aplicação da fita. Não conseguiu terminar a peça. Raúl fez uma escolha de tela semelhante à de Joana, leve e escorregadia. Passou por muitas dificuldades, mas terminou a prova muito feliz, porque terminou praticamente todos os passos do molde.

 

Deolinda foi construindo a sua peça de forma insegura e chegou a trocar a sua tela. As escolhas foram infelizes, não só não terminou a peça, como a escolha da tela – uma ganga, muito dura para o efeito – acabou por arruinar a sua peça. Rita faz uma viagem criativa no seu jumpsuit que também teve um final infeliz – os jurados nem quiseram acreditar que fez tal escolha de telas.

Zé Luís e Carla fizeram um trabalho perfeito e receberam os dois alfinetes dourados da prova. Garantiram, assim, presença na nona semana de competição e ficaram livres do desafio que se seguia.

A segunda prova trouxe uma novidade à competição: uma prova de Feito à Medida. Neste desafio, cada costureiro teve um convidado para quem fez uma peça livre, respeitando o estilo do mesmo e, claro, as suas medidas. Cada costureiro recebeu com surpresa o seu convidado: um amigo de quatro patas, um cão!

Cada um com sua personalidade, mas todos merecedores do melhor fato. Rita recebeu o cão mais irrequieto, mas esta rebeldia inspirou-a a fazer um fato de diabo que lhe valeu o prémio de peça da semana.

Deolinda voltou a mostrar que esta semana não esteve inspirada e acabou por abandonar a competição.