Ingredientes
Lombo de porco bísaro (250g)*
Couve penca*
Pão*
Cuscos*
Salpicão de Vinhais* / Chouriça de Vinhais*
Presunto de porco bísaro*
Castanhas congeladas*
Ovos (3)
Cebola
Alhos
Louro
Azeite/ Vinagre/ sal / vinho branco /vinho Tinto/ colorau e pimenta

Preparação:
Xixos: cortar o lombo em “xixos” (pedacinhos de carne) e temperar com a adoba, ou seja, vinho tinto, água, sal, louro e alho. Deixar a marinar até a carne tomar o gosto. Espetar os xixos nos espetos de metal e grelhar de preferência na brasa (ou grelhador elétrico).
Couves guisadas: Aquecer o azeite com a cebola picada. Deixar alourar um pouco e adicionar a couve penca picada pequenina. Deixar estufar as couves e temperar com o sal. Acrescentar um pouquinho de água e retificar o tempero. Partir o pão caseiro em cubinhos e adicionar deixando ensopar um pouquinho. Por fim bater os ovos e adicionar ao preparado anterior envolvendo muito bem.
Cuscos com salpicão de Vinhais: preparar um caldo com água, cebola, alho, tomilho, salsa, sal e um pouquinho de presunto de porco bísaro. Aquecer o azeite, adicionar uma medida de cuscos e deixar fritar ao de leve para não queimar. Medir duas medidas do caldo previamente coado e ir adicionando até a cozedura estar no ponto. Ao empratar colocam-se duas ou três rodelas, bem finas, de salpicão de Vinhais por cima.