No coração do Oceano Atlântico Norte encontramos a Ilha do Pico, a segunda maior do arquipélago dos Açores e, a ilha mais a sul do Grupo Central. Os seus habitantes, conhecidos por pircarotos, defendem a sua gastronomia como uma das melhores e mais ricas do arquipélago. Orgulhosos da sua terra querem dar a conhecer as iguarias que tão bem os caracterizam.

Coordenadora técnica da Câmara Municipal da Madalena, há 35 anos, Conceição define-se como uma pessoa dinâmica que gosta de novidades na sua vida – é leitora na igreja, catequista, pinta e uma das responsáveis pelas festas regionais de São Mateus, freguesia vizinha da Madalena. Em pequena, não a deixavam aproximar-se dos tachos, diz “ era uma miúda muito mimada” mas, assim que pode, começou a cozinhar e a ganhar-lhe o gosto. Muito ligada às tradições, decidiu participar porque vê no “Cook Off – Duelo de Sabores” uma oportunidade de mostrar os seus dotes culinários e a deliciosa cultura gastronómica picarota.

Filha de um faroleiro e de uma dona de casa, Carla sonhava ser jornalista mas, acabou por se tornar professora de português, inglês e teatro. A par da paixão que tem pela sua profissão, sempre gostou de meter a mão na massa e experimentar as receitas centenárias da sua família. Para Carla, o mais importante nesta sua participação no “Cook Off – Duelo de Sabores” é que o Pico seja bem representado.

Talvez pela sua ligação ao mar, Manuel Cardoso, também conhecido por Alemão, é o especialista, desta equipa, no que diz respeito a pratos de peixe e marisco. Pescador reformado, depois dos vários desafios impostos pela vida, aceitou o desafio feito pelo Chefe Kiko, de representar a Ilha do Pico.

Com apenas 19 anos, Carlos Ferreira já tem muito para mostrar no que toca à culinária. Este estudante-trabalhador é um picaroto orgulhoso que quer dar a conhecer os  deliciosos petiscos da Ilha do Pico mas, acima de tudo, deixar a sua família e namorada, orgulhosos.