Dina Aguiar tem 62 anos e é uma jornalista e pintora portuguesa. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas Inglês/Português pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, foi no jornalismo que fez carreira. Com um talento inato para a pintura, fez exposições que encheram páginas de jornais e revistas mas ultimamente pinta só para si.

Dina viveu no Numão, no concelho de Vila Nova de Foz Côa até ao quinto ano do liceu, tendo sido uma das alunas a inaugurar a escola desta localidade. Com 19 anos foi para Tondela, para um colégio interno, e depois para Lisboa.

Profissionalmente, já em Lisboa, começou no Canal 2 pela mão de Joaquim Letria, ao que se seguiram todos os serviços de informação do canal público (desde o 24 Horas, Jornal da Tarde, que tinha uma intervenção em direto de Lisboa, Jornais intercalares, e, finalmente, o Telejornal onde esteve 12 anos). Foi pivot durante mais de uma década no Telejornal. Trabalhou no programa “O País Real”, depois no “Regiões” e em seguida no Portugal em Direto. É a jornalista com mais tempo de antena da RTP.

Já foi convidada a candidatar-se à câmara municipal da sua terra, Vila Nova de Foz Côa.

A família tem uma quinta no Douro. Fazem as vindimas. Em pequena chegou a vindimar, uma ou outra vez. De resto, tem uma adega e na quinta tem ainda amêndoa e azeitona. É nesta terra que se desliga da televisão. Porque há muito para fazer…