Skip to content →

Sobre a consulta

Uma consulta a novas ideias

A RTP lança esta nova consulta de conteúdos focada em áreas distintas de programação. No caso particular da RTP1, os temas-âncora desta nova pesquisa de ideias e talento no mercado são:

Ficção
Este é um dos vetores essenciais da estratégia de conteúdos. Procuramos séries de 30 ou 45 minutos pensadas para duas lógicas distintas de público:

  • Prime-time de primeiro nível, próxima do horário do Telejornal, abrangentes para todos os públicos, com pendor de humor, romance, narrativas históricas ou de enfoque sobre a vida contemporânea.
  • Prime-time de segundo nível, depois das 22h ou 22h30, com desenvolvimento mais denso ainda que de grande público (público RTP1) onde os mesmos temas podem ter lugar e a que acrescem temas como a investigação e crime.

Documentários
Procuramos narrativas de grande público assentes em efemérides e atualidade sem se sobreporem aos trabalhos de grande reportagem de Informação.

Entretenimento
No Entretenimento procuramos formatos como concursos para prime-time, programas de late-night e magazines.

A Consulta de Conteúdos é um dos momentos em que a RTP abre a oportunidade a todos os produtores de apresentarem as ideias em que acreditam.

Votos de sucesso,

Daniel Deusdado
Diretor de programação da RTP1


 —–

“A surpresa é a alma do negócio”.

“A surpresa é a alma do negócio” era o que responderíamos, na RTP2, se nos perguntassem qual é o segredo para gostarmos de um projeto!

Uma vez surpreendidos com a proposta de uma biografia de uma (um) ilustre desconhecida (o), um documentário científico sobre uma, aparentemente, insignificante descoberta, ou histórico sobre um grande, ou pequeno, acontecimento relevante de que já ninguém se lembra, ou uma obra artística que ficou esquecida, a segunda condição para gostarmos é, parafraseando Samuel Beckett, surpreender, surpreender de novo, surpreender melhor.

Uma boa surpresa, no nosso conceito, é um projeto que contextualiza no tempo, que usa imagens de arquivo para recuperar a memória melhorando-as, apurado esteticamente, com um acompanhamento musical que valoriza e dá prazer ouvir, que cria imagens simbólicas e passa uma linha de pensamento. Em suma é um projeto que é generoso com o espetador e tem alegria em o surpreender.

É isto que esperamos desta consulta de conteúdos. Da nossa parte terão toda a nossa atenção e um esforço de investimento financeiro que também vos possa surpreender.

Em nome de toda a equipa que todos os dias faz a RTP 2 agradeço desde já as vossas propostas e desejo bom trabalho,

Teresa Paixão
Diretora de programação da RTP2


 —–

A Direção de Desenvolvimento de Conteúdos convida todos os interessados a consultarem a página de Regulamento, o Formulário de Participação e a área de Questões de forma as submeterem as vossas propostas criativas.

Alice Milheiro
Diretora-adjunta de Desenvolvimento de Conteúdos

Lisboa, 30 de janeiro de 2017