Os 6 semifinalistas estão encontrados

Luís, Paulo, Miriam, Mónica, Diogo e Carina

Entrámos na décima quinta semana de aulas, e penúltima semana na Chefs’ Academy, a última em que os 12 alunos cozinharam juntos. O Top 5 ainda estava em aberto, e só no final da semana ficaram definidos os cinco semifinalistas que lutarão por um lugar na grande prova final.

Em plena época natalícia, a última aula foi lecionada pelo Diretor Cordeiro e teve como ingrediente principal o famoso bacalhau. Começando pela Salada de Bacalhau, e passando pelo Bacalhau à Brás, a aula terminou com uma reinterpretação do típico prato de Natal: Bacalhau Confitado com Esmagada de Grão-de-bico e Couve. Para os ajudar na prova, o Diretor Cordeiro apelou ao espírito de Natal, às recordações, à infância e à magia que é juntar a família à volta da mesa. As ceias de Natal agradaram aos Chefes, mas foram o Luís, a Cátia, a Svetlana e a Carina que tiveram o melhor presente: a nota mais alta!

Contas feitas e a tabela mudou! O Flávio caiu do 5º lugar, para onde subiu a Cátia. Tudo estava em aberto. Na última prova dos 12, os Professores propuseram uma viagem no tempo, e os alunos tiveram de cozinhar um prato à sua escolha, tendo como ponto de partida a aula que mais os marcou. De entre as 28 aulas lecionadas, os alunos exploraram os seus sabores preferidos e a Mónica, com um Magret de Pato com Puré de Castanhas e Maçã, o Diogo, com um Bacalhau Confitado com Puré de Grão, e o Paulo, com um Arroz de Marisco, conseguiram conquistar as melhores notas. A tensão estava ao rubro e a dúvida pairava no ar: quem faria parte do Top 5 do Chefs’ Academy?

Os cinco semifinalistas estão encontrados: Luís, a Miriam, a Mónica, o Diogo e a Carina. E pelo esforço e dedicação ao longo de todo o percurso, o Diretor e os Professores escolheram ainda o Paulo para lutar por um lugar na final.

Todos concluíram o curso, mas apenas um será vencedor. A viagem continua.