O João é o aluno da semana

A décima quarta semana na Chefs’ Academy arranca com a última aula lecionada pelo chefe Kiko. Na lógica do Bom, Bonito e Barato, o chefe apresenta um menu de degustação e dedica cada prato ao corpo docente da escola: Sabayon de Gemas com Farófias de Claras Cozidas em Caldo de Chouriço e Alecrim; Risoto de Quinoa em Beringela Grelhada com Camarões Crocantes, Croquetes de Cozido à Portuguesa com Puré de Batata Noisete e Bolo de Chocolate com Mascarpone e Laranja serão os pratos que os alunos irão aprender a confecionar.

Na prova, os alunos terão 1 hora e 30 minutos para criar um menu de degustação de três pratos e cozinhar para o seu amigo secreto, um dos seus colegas, cujo nome encontrarão num envelope antes da prova.

Na avaliação, nem todos os alunos mostram estar à altura do desafio, a Júlia e a Svetlana obtém as notas mais baixas da turma enquanto o Diogo Sal vence a prova com nota 11, mostrando conhecer na perfeição os gostos e paladar da sua colega Miriam, a sua amiga secreta.

E como a Chefs’ Academy está a chegar ao fim, mais um professor se despede dos alunos, desta vez o Chefe António Alexandre. A sua aula de despedida é sobre Finger Food. Os alunos irão sair desta aula na horta a saberem fazer os seguintes canapés: Atum Fresco de Escabeche com Batata-doce, Tártaro de Dourada com Aipo e Ovas de Truta, Sardinhas com Broa e Tomate, Cachaço de Porco Grelhado com Migas de Tomate e Espargos.

De regresso à escola, depois de uma aula na horta, os alunos vão ter mais uma prova: têm apenas 1 hora para cozinharem 3 pratos em recipientes próprios para Finger Food, os alunos superaram todas as expetativas deixando o Chefe Antonio com o sentimento de dever cumprido.

A Mónica e a Cátia vencem a prova com nota 12 e o João, face à sua boa prestação nas últimas provas arrecada o título de aluno da semana, ganhando um estágio num dos restaurantes dos professores!