Mónica é a vencedora da Chefs’ Academy 2014

Acabaram as aulas na Chefs’ Academy, à décima sexta semana os professores não vêm à escola para ensinar mas para determinar quem será o melhor aluno deste ano letivo.

Luís, Miriam, Mónica, Diogo, Carina e Paulo entraram na cozinha da escola preparados para lutar por um lugar na grande final, tudo o que aprenderam ao longo das últimas 15 semanas foi aplicado num prato que para convencer os chefes, foram 28 aulas e 29 provas que trouxeram os alunos até aqui e apenas 2 pratos deram continuidade até à final. Para a maioria foi a última vez que cozinharam naquelas bancadas, a Carina apresentou um bacalhau saboroso, mas falhou no cuidado com os pormenores, o Diogo foi dos alunos que mais arriscou nesta prova, mas foi demais para si, e não correspondeu à expectativa, a Miriam apresentou um prato seguro, mas o nervosismo tomou conta de si e não conseguiu que ficasse perfeito, o Paulo tentou honrar todos os professores usando os seus ensinamentos no prato que apresentou, mas ainda que tenha cumprido a missão não conseguiu criar o melhor prato do dia. Não foi uma escolha fácil, mas os professores tiveram que tomar uma decisão, e elegeram o Luís e a Mónica como finalistas da Chefs’ Academy. O Luís convenceu com um prato sem falhas, um Lombinho de Porco Preto com Puré de Batata, Salteado de Legumes e Compota de Maçã, e a Mónica com um prato que a representa a si e ao seu percurso na Chefs ’Academy: uma Trouxa de Codorniz Estufada com Espinafres Salteados e Molho de Framboesa.

A última prova foi disputada ao longo de 1h30, os dois concorrentes tinham que confecionar uma de duas possibilidades: uma entrada e prato principal ou um prato principal e sobremesa.

O nervosismo e a emoção estiveram à flor da pele, ambos deram o seu melhor para chegar ao fim como vencedor, mas foi Mónica quem conseguiu levar o chapéu de cozinheiro. Mónica descreve os seus pratos como uma viagem, uma Volta ao mundo com Salmão, onde cada prato é um destino. Começando com Ceviche de Salmão, passa por Salmão Marinado com Molho de Soja e Maracujá, por Bolinho de Salmão, e terminando com Mousse de Chocolate da Avó Augusta.

A Mónica é a vencedora da Chefs’ Academy 2014, levando consigo o Chapéu de Cozinheiro, mas nesta final todos os alunos da escola voltam à sala de aulas para receber os seus certificados e dar por concluído o curso que mudou a vida de cada um dos 12 cozinheiros.

IMG_1644 IMG_1418 IMG_1974 vlcsnap-2014-12-31-10h06m29s175