Temas

7 curiosidades sobre a Torre Eiffel que desconhecias

A Torre Eiffel é um dos ícones de Paris, localizado no Champ de Mars.

1- Não era para ter sido construída

Torre Eiffel - Construção - Paris

Um grupo de artistas e escritores Franceses protestaram na altura contra a construção do edifício argumentando que seria uma obra completamente inútil. No entanto, a Torre Eiffel acabou por ser construída como arco de entrada para a exposição universal no ano de 1889. Foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel.
 

2 – Cresce no verão e baixa no inverno

É verdade, os físicos acreditam que o ferro se dilata com o calor (no verão) fazendo com que aumente de tamanho e baixe no inverno, em cerca de 15 centímetros.
 
3 – Apartamento secreto

Apartamento Secreto - Torre Eiffel

No interior do edifício existe um apartamento secreto. Pouquíssimas pessoas sabiam da existência do cantinho secreto de Gustave Eiffel, muitos famosos chegaram até a pagar grandes fortunas para alugar o espaço, mas a decisão da família do engenheiro veio sempre negativa. Thomas Edison foi um dos poucos que teve acesso ao espaço. Desde 23 de abril que o apartamento secreto se encontra aberto ao público.
 

4 – Devia ter sido demolida

Após o final da exposição universal a Torre Eiffel quase que foi demolida e desmontada, o que a salvou foi a antena de rádio gigante, adicionada posteriormente.

 

5 – Não lhe tires fotos à noite, ou… podes ter de pagar multa!

Torre Eiffel - Noite

Entrou em vigor a 2011 uma norma da União Europeia que proíbe expressamente a captura de fotografias noturnas do monumento. A iluminação noturna da Torre Eiffel é considerada uma obra de arte e por isso necessita do pagamento dos direitos de autor. Caso exista alguma partilha para uso comercial das fotografias será aplicada uma multa aos infratores.

 

6 – 60 toneladas de tinta

Torre Eiffel - Pintura

É essa a quantidade necessária para pintar a Torre Eiffel, que tem de ser renovada a cada sete anos.

 

7 – Preciosa ajuda na guerra

A Torre Eiffel foi utilizada para atrapalhar uma rádio alemã, que fez com que os avanços das tropas saíssem atrasados. A torre teve assim um papel importante na vitória dos aliados na Primeira Batalha do Marna, em 1914. Também existe um bunker secreto que servia como refúgio aos bombardeiros e ataques da guerra, localizada por baixo do monumento.

Buzz do momento