Temas

Abby Wambach beija a mulher depois de vencer a Taça de Futebol Feminino

O momento está a ser mais comentado do que a vitória da equipa norte-americana de Futebol Feminino.

Depois de quatro anos a bater-se por um lugar no pódio, Abby Wambach é finalmente campeã da Taça de Futebol Feminino. Mas o que verdadeiramente fez história foi o momento em que a jogadora norte-americana comemora a vitória, correndo para a bancada para abraçar e beijar a mulher, Sarah Huffman, com quem é casada desde 2013.
A razão por que o momento faz história é porque nem sempre a área do desporto se mostrou muito inclusiva de atletas e fãs LGBT.

Abby Wambach beija a mulher

Assim que soou o apito de final da partida que deu a vitória dos EUA sobre o Japão por 5 a 2, Wambach correu para a bancada. Foi tão adorável que ainda estamos a recuperar.

Embora sejam casadas desde 2013, o beijo entre as duas parece ser uma das imagens perfeitas que suportam a decisão da igualdade de casamento recentemente aprovada nos EUA. No entanto, Wambach fez saber na altura do casamento que a sua relação era sobre amor (como deviam ser todas) e não sobre política:  
“Sei que vou acabar por ser um exemplo para muitas muitas pessoas por uma série de razões. A minha principal esperança é que me vejam como uma pessoa genuína, honesta e boa, depois uma boa jogadora de futebol e depois como uma pessoa que escolheu casar-se não só com a minha melhor amiga, colega e amor da minha vida… Não posso falar pelos outros, mas para mim sinto que estão ultrapassados os dias para sair do armário. Nunca senti que estava dentro de um armário. Nunca. Sempre me senti confortável com quem sou e com as decisões que tomei.” A JULY 17, 2013 FILE PHOTO Na internet, o beijo continua a ser partilhado pelos media e por anónimos como um símbolo de amor.  

 

Buzz do momento