Temas

Pokémon GO: o que é e por que está a deixar o mundo louco

Ainda não está oficialmente disponível em Portugal… mas os portugueses já andam a jogar.

Promete ser o novo grande vício do verão. A saga Pokémon mudou-se para os smartphones e convida todos os jogadores a tornarem-se treinadores de Pokémons na vida real, através da tecnologia de realidade aumentada, disponível para Android e iOS.

Ou seja, em vez de nos limitarem à vida virtual das consolas, somos impelidos a sair de casa e a andar para encontrarmos as criaturas coloridas em pokéstops (parques, bibliotecas, casas, descampados), assinaladas pelo ecrã do smartphone caso estejamos perto. Os locais públicos tornam-se assim parte de um jogo virtual e guardam pormenores essenciais para a continuidade do jogo – é aí que os jogadores hão-de recolher as pokébolas determinantes para capturar novos pokémons.

Para os encontrar devemos apontar o ecrã do telemóvel para o local onde supostamente está uma das criaturas. Se lá estiver, há-de aparecer sobre o fundo.

SABIAS QUE: Pokémon = Pocket Monsters

Tal como a série a que assistíamos na televisão, o objetivo é “apanhá-los todos” e domesticar estes monstros em estado selvagem. Para isso é necessário atirar uma pokébola ao adversário, claro.

A vantagem deste jogo sobre a versão em consola é que o jogador tem de andar (e muito!) para reunir todos as criaturas. Um café em Atlanta, por exemplo, já se fez parte integrante do jogo para figurar no percurso desta loucura generalizada.

 

PORTUGAL AINDA NÃO TEM MAS JÁ JOGA

O Pokémon GO ainda não está oficialmente disponível em Portugal mas há quem já tenha conseguido descarregar esta aplicação. Como? Quem não conseguiu esperar tem usado lojas de aplicações estrangeiras ou simula que está num país onde o jogo já foi lançado para ter acesso à aplicação.

As burlas informáticas são já uma consequência menos feliz do Pokémon GO. Alguns utilizadores que descarregam versões falsas do jogo acabam com os aparelhos infectados com vírus ou com dados pessoais roubados. Em Portugal, empresas de segurança informática como a ESET recordam que “o download de apps a partir de canais não oficiais – neste caso um ficheiro executável com o Pokémon GO para sistemas Android – acarreta riscos de segurança e este caso não é exceção.”

Aconselhamo-vos, por isso, a esperarem mais um pouco. Mas quando o Pokémon GO estiver por cá… Vamos apanhá-los todos!!

Buzz do momento