Temas

Emma Watson é feminista – o discurso na ONU pela Igualdade de Género

No sábado passado a atriz Emma Watson foi convidada pela ONU a fazer um discurso sobre Igualdade de Género que está dentro da campanha He for She das Nações Unidas.

Durante pouco mais de dez minutos, a atriz deixou algumas questões à audiência. Assumiu-se como feminista mas explicou que em pesquisas recentes chegou à conclusão de que esta seria uma palavra impopular. E afirma-se como uma sortuda, dessas que correspondem infelizmente à minoria, por nunca ter sido menos amada na sua vida ou menos considerada na sua profissão por ser mulher e por poder vir a dar à luz um dia.

Recordou um discurso e uma luta de Hillary Clinton de 1997 sobre os direitos das mulheres onde apenas 30% da audiência era constituída por homens. A luta ainda hoje se mantem. E questionou: “Como é que o mundo pode mudar se só metade da população se sente à vontade para participar nestas conversações?”

E adiantou: “Man, gender equality is your issue too.”

Da mesma forma, não deixou de parte os papéis que geralmente são associados aos homens e que os deixam em desvantagem em relação à mulher. Como o papel de pai ou como a figura de sucesso que se prevê que sejam e que, por vezes, leva a situações limite de suicídio por não terem coragem de pedir ajuda.

A luta pelo direito da Igualdade de Género não deve só associar-se à luta feminista e Emma Watson chama os homens a contribuir. O discurso na íntegra pode ser visto no youtube e está partilhado na página de facebook do buzz e vale bem os minutos.

A reação na internet levou à partilha do vídeo pelas redes sociais mas implicou também uma ameaça. O mesmo site que revelou as fotos de Jennifer Lawrence e de outras figuras públicas garantiu que vai lançar na sexta-feira fotos de Emma Watson nua. Para tornar a espera mais demorada, publicou inclusive um site que faz a contagem decrescente até ao evento: http://www.emmayouarenext.com/

Buzz do momento