Temas

Espanhol publicou vídeo a acusar muçulmano de agressão mas afinal era tudo mentira

Vídeo foi publicado no Facebook e atingiu 3 milhões de visualizações. Mas afinal nem tinha sido gravado em Espanha nem o homem que aparece nas imagens é muçulmano.

O El País veio desmentir uma das histórias mais comentadas nos últimos dias pelos espanhóis.

Juan Manuel González Sosa publicou no seu perfil de Facebook um vídeo que mostra um homem a agredir duas mulheres num estabelecimento hospital. Na publicação de 25 de março, o espanhol garante que o homem que vemos é muçulmano e que as imagens foram captadas num centro de saúde espanhol.

No comentário acrescenta: “Muçulmano agradecendo o acolhimento dado pela Europa num centro de saúde espanhol. Imagens que a TVE não difunde para não empolar o alarme social”.

No entanto, não explica como obteve as imagens ou sequer por que tem a certeza que o homem em questão é muçulmano. Nas imagens conseguimos ouvir que o homem em questão grita numa língua não espanhola mas não necessariamente árabe sequer.

O El País explicou entretanto que as imagens foram na realidade difundidas por Rustem Adagamov, um dos bloggers mais famosos da Rússia, um mês antes. Na altura, o blogger explicou que o homem que se vÊ nas imagens está bêbado e que bateu num guarda, um enfermeiro e uma enfermeira. Numa das vítimas causou uma contusão cerebral e uma fratura no crânio.

 

Afinal, a história terá ocorrido na cidade russa de Nóvgorod

Buzz do momento