Temas

Arábia Saudita: canção feminista pede que “Deus livre as mulheres dos homens”

Três mulheres envergando véus negros apontam o dedo à opressão que sofrem por parte dos homens na Arábia Saudita. A canção está a gerar polémica…

Como é do conhecimento geral, na Arábia Saudita as mulheres envergam véus negros que lhes escondem a cara e obedecem aos rituais islâmicos. É um dado adquirido que deverão ser obedientes aos homens em qualquer circunstância.

Uma canção pop vem no entanto questionar esta imagem e o videoclip está a ser alvo de fortes críticas – porque fala abertamente da opressão das mulheres islâmicas. Na letra do tema pode mesmo ouvir-se “se ao menos Deus nos livrasse dos homens“.

O vídeo de Hwages – que significa ‘preocupações’ – foi partilhado há pouco mais de uma semana e reúne quase 3 milhões de visualizações.

As três mulheres que podem ser vistas no vídeo aparecem com os véus negros, mas a fazerem coisas que geralmente não são permitidas às mulheres. Andam de bicicleta, patins, skate ou de scooters, divertem-se numa feira popular, jogam basquetebol e bowling e dançam como se ninguém as estivesse a ver. Tudo acompanhado por esta canção claramente feminista que exige o fim do patriarcado.

Até Donald Trump aparece no vídeo: os Estados Unidos da América chegam a ser considerados o “país dos homens”.

 

 

Buzz do momento