Temas

Políticos japoneses “engravidam” para saberem o que passam as mulheres

“O Governador é uma mulher grávida” é o nome da campanha que quer sensibilizar os homens para ajudarem as mulheres nas tarefas domésticas.

Alguns políticos japoneses sujeitaram-se a um desafio que geralmente só cabe às mulheres. Estes homens do Estado aceitaram andar com um colete de 7 kg que simula a barriga de uma mulher grávida de 7 meses. O objetivo era que estes homens percebessem o esforço a que as mulheres estão sujeitas nesta fase da vida enquanto mantêm o mesmo fardo no que diz respeito às tarefas domésticas.

De acordo com o vídeo da experiência e de acordo com dados da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) , em média as japonesas dedicam 5 horas diárias a este género de tarefas enquanto os homens só gastam uma hora do seu tempo a ajudar em casa.

Três dos políticos que participaram na experiência realizaram efetivamente as tarefas que a maior parte das mulheres vai fazendo diariamente – estenderam roupa, andaram de autocarro ou subiram e subiram escadas enquanto carregavam as compras em saco. No final do dia, estavam exaustos.

A campanha foi apropriadamente chamada “O Governador é uma mulher grávida” e lançada no final de setembro do ano passado.

“Eu de facto não percebia”, confessou Tsugumasa Muraoka, governador de Yamaguchi e pai de três filhos. “Agora percebo aquilo por que a minha mulher passou tantos meses, estou mesmo muito grato”.


Buzz do momento