Temas

Não estaciones no passeio. Nem que seja por cinco minutos

“6 em cada 10 condutores admite que estaciona indevidamente, dificultando a vida de quem não tem tanta facilidade em deslocar-se”

A campanha de sensibilização da associação Salvador é simples: respeitar quem tem mobilidade reduzida. Estacionar em cima de passeios não se trata apenas de uma infração, mas sim de uma completa falta de respeito.

Todos os dias, centenas de carros são mal estacionados. Muitos deles em lugares não permitidos, colocando assim em risco a vida dos peões, especialmente a dos mais vulneráveis.

Bati no seu carro

Recorrendo a uma pequena “mentira”, a instituição fundada em 2003 começou por colocar um papel nos carros mal estacionados, com o propósito de informar o condutor do veículo de um pequeno acidente que coincidiu com uma suposta “batida no carro”. Depois de alertados, os infratores foram ao encontro do responsável, mas mal sabiam eles que se tratava de um deficiente em cadeira de rodas. Os momentos seguintes revelam que cinco minutos podem fazer a diferença no que toca a evitar possíveis constrangimentos.

Intitulado de “Não estacione aqui”, a campanha da associação que atua na área de deficiência motora está a alterar mentalidades e a fazer cumprir as regras básicas de civismo, respeitando em conjunto o código da estrada.

Filmado em Lisboa, no início do mês de abril, o vídeo já conta com mais de 9 mil visualizações no YouTube.

Buzz do momento