Temas

Maria Capaz é um site de afirmação e luta pelas mulheres

Na última semana, várias figuras públicas femininas partilharam nas redes sociais algumas dicas sobre Maria Capaz. Ontem ficámos a saber que Iva Domingues e Rita Ferro Rodrigues são as caras do projeto.

O site Maria Capaz foi apresentado esta quinta-feira, com o nome a ser inspirado no tema da rapper portuguesa Capicua. “Sou uma Maria Capaz. De tudo.”, é o lema do novo projeto que pretende ser um “contributo português para esta causa na procura da igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, afirmando a mulher portuguesa no mundo.”

Iva Domingues (apresentadora da TVI) e Rita Ferro Rodrigues (apresentadora da SIC) admitem que esta é uma plataforma abertamente feminista que pretende lutar pelos direitos das mulheres: “As notícias dão conta de desigualdades salariais; obstáculos em chegar a cargos de chefia; violência doméstica com números gritantes”, adiantou Rita Ferro Rodrigues ao Público. São essas realidade que pretendem influenciar.

No lançamento do site, Maria Capaz conta com os testemunhos de algumas figuras públicas que usam já o seu tempo para dar conta destas realidades. Catarina Furtado e a sua associação Corações com Coroa trata exatamente do mesmo assunto e por isso não recusou uma entrevista em grande destaque no site.

Os artigos disponíveis contam com a voz de mais de 80 mulheres, entre fotógrafas, poetas, historiadoras, jornalistas, atrizes, pintoras, arquitetas. O site bebeu do apoio de amigos e de um investimento inicial da Padaria Portuguesa (daí que a entrevista acima seja feita nesse espaço), empresa que tem o dedo de José Diogo Quintela que assina o primeiro texto no masculino, a falar sobre mulheres.

Algumas das frases marcantes da campanha podem ser vistas na conta oficial de Instagram de Rita Ferro Rodrigues.

MariaCapaz_01

MariaCapaz_02

MariaCapaz_03

 

 

Buzz do momento