Temas

Lady Gaga e Príncipe William unem-se para acabar com o estigma sobre as doenças mentais

Um Príncipe preocupado com a saúde mental, uma Lady corajosa o suficiente para o admitir. Perfeito para o projeto Heads Together.

Em dezembro, Lady Gaga assumiu numa carta aberta que partilhou no blogue da Fundação Born This Way que sofria de stress pós-traumático por ter sido violada aos 19 anos. O Príncipe William, Duque de Cambridge, emocionou-se com o testemunho da cantora pop e quis conversar com ela sobre o estigma que acompanha as doenças mentais, as depressões e as ansiedades que alguns momentos imprimem no futuro de alguns.

William perdeu a mãe, Diana, quando ainda era adolescente e teve de lidar com as dores emocionais que se assemelham a dores físicas mas que são olhadas com desconfiança. Por isso mesmo, desafiou Lady Gaga a fazer parte do projeto Heads Together, que pretende trazer à discussão a importância com que as doenças mentais devem ser encaradas.

A dupla discutiu os filmes que têm mostrado vários tipos de pessoas com vários tipos de histórias sob a hashtag #Oktosay. Ter conversas sobre a saúde mental é vital para lutar contra o estigma que ainda acarretam.

O vídeo da conversa entre Gaga e o Príncipe foi partilhado em direto na página de Facebook da Família Real e reuniu mais de 1 milhão e 200 mil visualizações, com quase 9 mil partilhas.

[As pessoas têm que saber que ] Não faz mal ter esta conversa, é muito importante ter esta conversa, não serás julgado. É muito importante acabar com esse medo e com esse tabu, que só irá dar origem a mais problemas mais à frente (…) Toda a gente tem saúde mental, não devias ter vergonha disso. Falar com um amigo ou um familiar pode fazer toda a diferença, comentou o Príncipe.

A melhor coisa que podia ter resultado da minha doença mental foi poder partilhá-lo com outras pessoas. Para que a nossa geração e as próximas gerações possam saber que se não estiverem a sentir-se bem, não estarão sozinhas… e que as pessoas que pensas que nunca teriam um problema, têm, rematou Lady Gaga.

Buzz do momento