Temas

Jornalista da TVI faz campanha anti-clickbait e dá resposta às notícias mais clicáveis

MC Somsen evita assim que abramos notícias cujo conteúdo “jornalístico” deixa algo a desejar.


MC Somsen é jornalista da TVI há vinte anos. Há uns dias começou no seu Facebook pessoal uma campanha anti-clickbait que visa evitar que o público continue a clicar em links de notícias cujos títulos obrigam os utilizadores a abrir o artigo.

O clickbait refere-se a conteúdos online que são partilhados de forma a incentivarem o clique num artigo e que, grande parte das vezes, não adicionam informação de maior à notícia partilhada. Geralmente, os títulos aparecem em forma de pergunta, as fotografias são atrativas e seduzem o leitor a querer saber mais, quando o fim último é gerar receitas para o site e não necessariamente informar.

MC Somsen tem estado a partilhar os artigos do género, mas revelando logo o conteúdo principal – que tende a resumir-se numa linha.

Todos os dias MC Somsen tem adicionado mais artigos respondidos à lista de partilhas. Para ver tudo sobre a campanha, é clicar na hashtag #anticlickbaitportugal no Facebook e Twitter ou visitar o perfil de MC Somsen.

 

 

Buzz do momento