Temas

Copo menstrual mantém-te a par do teu período através de uma aplicação

Dispositivo está equipado com uma antena que sincroniza com o smartphone e envia notificações em tempo real.

Nem a menstruação está capaz de fugir ao avanço da tecnologia.

A Looncup lançou na plataforma de crowdfunding Kickstarter um copo menstrual que é gerido por uma aplicação: “É o primeiro copo menstrual inteligente do mundo”, garante a empresa. Apesar de aparentemente ser um copo banal, este aparelho estará equipado com uma antena, um sensor e uma bateria que estão sincronizados com a app Looncup.

looncup_kickstarter

looncup_bateria

De acordo com a apresentação do produto, esta aplicação será capaz de verificar automaticamente o ciclo menstrual, monitorizar em tempo real o volume do fluxo menstrual e analisar a cor. As informações recolhidas são depois apresentadas na aplicação instalada no smartphone. À medida que o copo vai enchendo, a aplicação envia notificações sobre o nível do fluido. Quando atinge os 50%, os intervalos do alarme ficam mais curtos. Aos 70%, a vibração é mais frequente, para que a utilizadora não seja apanhada de surpresa.

looncup looncup_relogio

“Pensa nisto como um parceiro mensal, um bom amigo que aparece quando precisas dele, ajudando-te a sentir melhor contigo e garantindo que tomas conta do teu corpo nessa altura especial”, adianta a Looncup no Kickstarter. A aplicação estará disponível para iOS e Android a partir de janeiro 2016.

Segundo a Loon Lab Inc (que desenvolveu o produto), à semelhança dos outros copos menstruais tradicionais, este pode ser usado até 12 horas, é hipoalergénico e reutilizável. A bateria do aparelho é do tamanho de uma lente de contacto e tem uma autonomia de mais de seis meses. Quanto à antena de Bluetooth, como fica fora do corpo não tem contra-indicações médicas.

A proposta foi uma das escolhidas pela equipa do Kickstarter e, embora permaneça online até ao final do mês de outubro, está quase a atingir o patamar monetário que pedia no lançamento do projeto neste site de crowdfunding.

Buzz do momento