Temas

Holanda está a treinar águias para caçarem drones

Os céus estão infestados de pequenos helicópteros que filmam tudo à sua passagem. Está instaurado um novo género de caça!

Os drones costumavam parecer pequenos alienígenas só acessíveis a quem tivesse algum dinheiro para investir em capturas de imagem diferentes. Mas ultimamente o seu uso vem sendo mais comum – o que tem provocado algum trânsito aéreo em zonas em que não deviam pairar mais do que pássaros.

Em alguns aeroportos é comum verem-se algumas aves de rapina a pairar sobre a zona; elas servem para prevenir que outros pássaros mais comuns causem danos nos aviões e dificultem as aterragens e descolagens. Com o mesmo ponto de partida na ideia, a polícia holandesa começou a treinar águias para perseguirem drones que se encontrem nestas zonas e noutras em que não é prudente que voem sem indicação expressa.

De acordo com o Mashable, estas aves podem no entanto magoar-se nestas missões, já que as hélices dos drones são perigosas.
Já a Polícia Metropolitana de Tóquio resolveu o problema usando drones VS drones. Nos drones que lhe pertencem colocou umas redes especiais que servem para recolher delicadamente os outros drones que estejam em voos capazes de causar problemas.

Uma terceira opção encontrada pela polícia foi o uso de uma arma, de seu nome Battelle’s DroneDefender, que emite um feixe invisível que obriga os drones a regressarem a terra.
Esta arma está apta para cinco horas de uso contínuo e tem um alcance de 400m, transmitindo radio frequências geralmente usadas por equipamentos industriais, científicos e médicos bem como sinais de GPS.

Usar drones para gravar de forma original as férias da família, para expiar os vizinhos ou até para realizar filmes pornográficos está fora da legislação, pensada para equipamentos maiores e especializados. Mas se o fizeres… ao menos restringe-te àquilo que tens a certeza que não constitui crime ou problemas para a vida pública.

» Drone mostra o campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau
» Já é possível comprar cães pela internet e recebê-los por drone

Buzz do momento