Sinopses

Próximos episódios

Episódio 29

Até Que a Morte Nos Separe
  • A emitir em 2018-12-28
  • na RTP1
Afonso toma a sua medicação pela manhã e detesta a ideia de ter que o fazer para sempre. Lurdes, por sua vez, também lhe custa engolir os comprimidos e reza por cada um que toma. João ajuda a avó a ver isso como um mal necessário. Cristina acompanha Tomás, no hospital, um doente terminal de cancro que é abandonado pela sua segunda mulher, Ester, que não aguenta mais a pressão. Por outro lado, a sua filha Anabela, perante o seu estado de saúde, aproxima-se do pai. Anabela informa a sua mãe, Aurora, do estado grave do pai e esta visita-o, no hospital. Acaba por ser ela a contar-lhe que tem meses de vida. Afonso sente-se mal novamente. Júlia chama o pai e estranha o seu silêncio. Desata aos gritos ao vê-lo caído no chão. Já no hospital, Pedro procura Cristina. Ao ver ali o irmão, esta percebe imediatamente que algo aconteceu com o avô. Todos aguardam à porta do quarto de Afonso quando Andreia chega. Pede a Cristina que a deixe ver Afonso. A sós, com Afonso sedado e inconsciente, Andreia confessa que não é filha de Maria Emília e que é a mãe da rapariga que morreu na explosão provocada pelo João, na repartição das finanças. Acusa-o de ter morto a sua bebé. Nesse momento, a máquina do batimento cardíaco indica que Afonso morreu. Cristina e o médico tentam reanimar Afonso, sem sucesso. Esta sai do quarto e desata a chorar, dando a entender a todos que Afonso morreu.
Ler mais >

Episódio 30

O Mestre do Tempo
  • A emitir em 2016-05-24
  • na RTP1
Lurdes lamenta a morte do seu amigo Afonso e pergunta a Cristina se este teve uma morte tranquila. Júlia e Pedro dirigem-se à funerária para tratar do funeral de Afonso mas Júlia está tão perturbada, que é Pedro quem trata de tudo. Mais tarde, Martim vai também à funerária para encomendar uma coroa de flores com a especificação de que deve ser entregue quando Afonso estiver a ser enterrado, para se destacar das restantes. O velório decorre e de toda a família, só Pedro está presente. Júlia toma medicação forte para não ter de enfrentar a situação e pondera mesmo não ir ao funeral do pai. Cristina deixa o bebé Samuel com Lurdes para ir ao funeral de Afonso. João, por sua vez, vai à casa de Júlia para dar boleia a quem precisar. Acaba por levar só Pedro porque Júlia saiu e ninguém sabe dela. Ana despede-se de Harry, depois do funeral de Afonso vai apanhar o avião para Berlim. Já na capela mortuária, Cristina indigna-se com a ausência da mãe. É Carlos quem consegue convencer Júlia a ir ao funeral e chegam a tempo ao cemitério. A coroa de flores de Martim é entregue e Pedro lê a mensagem sórdida no cartão que lá vem. Nesse momento, em casa de Lurdes, Martim rapta o bebé Samuel, deixando a idosa inconsciente.
Ler mais >

Episódio 31

A Oração
  • A emitir em 2016-05-25
  • na RTP1
Ainda no cemitério, Pedro mostra o cartão de Martim a Cristina e a João e ambos sentem terror. Cristina telefona imediatamente a Lurdes, que não atende o telefone. Lurdes vai à igreja, sente-se abandonada por Deus e barafusta. Enquanto isso, João e Cristina chegam a sua casa e ficam desesperados por não a encontrar. Cristina liga a Júlia a contar que Lurdes e o bebé Samuel desapareceram. Depois de desligar, Júlia partilha com Carlos e Andreia o que está a acontecer e a falsa irmã fica perturbada. Ana adia a sua partida para Berlim para apoiar Pedro e a sua família. Carlos procura o filho e Ana indica-lhes que vão para casa de Júlia, urgentemente. João e Cristina procuram Lurdes em todo o lado. Por sua vez, Andreia telefona a Martim e tenta demovê-lo de fazer mal a Samuel. Este troça dizendo que lhe deu um calmante. Desorientada, Andreia vai atrás de Martim, na pensão onde este está escondido. Bate à porta e Martim deixa-a entrar no seu quarto mas tem o bebé ao colo com a arma apontada. Andreia tem intenção de matar o homem responsável pela morte da sua filha. Ficam num impasse, de armas apontadas um ao outro. João e Cristina encontram finalmente Lurdes na igreja. Foi Carlos quem se lembrou que a avó de João lá vai muitas vezes à missa. A constatação do rapto do bebé deixa todos muito abalados.
Ler mais >

Episódio 32

Últimos Cartuchos
  • A emitir em 2016-05-26
  • na RTP1
Andreia e Martim confrontam-se no quarto onde este está escondido. Esta quer vingar-se de todos os responsáveis pela morte da sua filha na explosão da repartição das finanças. Martim, no entanto, não sente qualquer receio de morrer nem remorsos pelas suas ações. Andreia aproveita um momento de distração de Martim, que tem de abrir a porta do quarto ao recepcionista da pensão, para pegar no bebé Samuel. São surpreendidos pela chegada de um casal da organização secreta de Martim que estão ali para o matar. Martim e Andreia ouvem ruído no corredor e Martim abre a porta furtivamente, atingindo com um tiro um dos homens. A mulher consegue atingir Martim e ele a ela. Caem ambos no chão. Assustada e ofegante, Andreia agarra-se ao bebé e sai porta fora. Quase é apanhada pela mulher que ainda está viva mas consegue dar-lhe um tiro e fugir da pensão. Em casa de Júlia, todos olham expectantes quando ouvem a porta abrir. É Andreia que chega, coberta de sangue, com o bebé Samuel ao colo. Aponta a arma a Cristina quando esta faz menção de pegar no filho. Manda toda a gente para a sala e confessa que é mãe da rapariga que morreu na repartição das finanças. Afirma ainda que está ali para se vingar apesar de se ter afeiçoado a toda a família. Andreia ordena a Cristina que mate João para ter o filho de volta e esta sente-se sem forças para o fazer. Carlos oferece-se para o fazer e assume-se também como responsável no ataque à repartição. Aproveita um momento de distração de Andreia quando o bebé começa a chorar e dá-lhe dois tiros, um deles na cabeça, salvando tudo e todos da situação.
Ler mais >

Episódios anteriores

Episódio 28

É a Vida
  • Emitido em 2018-12-14
  • na RTP1
No hospital, Afonso recupera lentamente. Só quer voltar para casa e dormir no seu quarto. Pedro está muito feliz por ter o avô vivo. Júlia conhece Helena, uma mulher sofisticada que é paciente do Dr. Silvério. Helena insinua-se a Júlia que não sabe como reagir ao assédio de uma mulher. Cristina planeia umas férias com João fora de Portugal. Este está reticente por causa do estado de saúde de Afonso. Ao abrir o computador de João, Cristina vê uma conversa no chat do Facebook de uma ex-namorada e finge não dar importância a isso. Lurdes come doces, às escondidas, pondo em risco a sua saúde e os diabetes. Afonso, cansado de estar no hospital, pega nas suas coisas e volta para casa, sem ter alta. Júlia envolve-se com Helena e tem a sua primeira experiência lésbica. No dia seguinte, quando acordam, Afonso dá de caras com Helena e Júlia não sabe o que dizer ao pai, naquela situação. Para ficarem bem, João dá um anel de noivado a Cristina. Esta não gosta do anel e ficam ambos desiludidos com o fato de as coisas não terem o impacto que deveriam ter. Afonso sente-se agradecido a Andreia pelo apoio que lhe dá. Teimoso, sai de casa, sem ninguém saber para ir visitar Lurdes. Quando lá chega, sente-se muito cansado e Carlos leva-o de volta para casa.
Ler mais >

Episódio 27

Dar o Peito às Balas
  • Emitido em 2018-12-07
  • na RTP1
Num café onde lancha, Martim é ameaçado por um elemento da organização a que pertence. Este vem com a missão de o eliminar. São observados por Andreia que está no carro, fora do seu alcance. Ao ver Afonso a arranjar um relógio, Pedro recorda quando o avô construiu o temporizador para a bomba. Afonso admite que ainda não se perdoou por isso. Quando saem para a rua, o assassino profissional encaminha Martim com uma arma para o seu carro e Andreia, percebendo o que está a acontecer, atropela-o e liberta Martim da situação. De seguida, metem o homem, inconsciente, dentro do carro de Andreia. Sozinho em casa de Júlia, Afonso, sente uma dor no peito e cai, inanimado. Pedro encontra o avô estendido no chão e chama o 112. Avisa a família e encontram-se todos no hospital de Cristina. Lurdes reage mal à notícia do sucedido e perante o seu discurso fatalista, João manda a avó calar-se. Lurdes, furiosa, dá-lhe uma bofetada e avisa-o que se voltar a falar-lhe dessa maneira, o põe na rua. Andreia é parada numa operação stop com o homem desmaiado no porta-bagagens mas é salva pelo telefonema de Júlia a contar que Afonso teve um enfarte. Os polícias deixam-na ir embora. No hospital, o estado de Afonso piora e ninguém sabe se este vai sobreviver.
Ler mais >

Episódio 26

Sombras
  • Emitido em 2018-11-30
  • na RTP1
No hospital, Cristina acompanha o caso de Maria, uma rapariga que esteve em coma durante um mês. Quando acorda do coma, tem amnésia e não se recorda de quem é. Cristina percebe no Facebook que Maria foi responsável por um acidente onde, supostamente, matou o namorado. Afonso assegura, junto do coveiro do cemitério que as pessoas enterradas ao lado de Maria Emília eram boas pessoas. Júlia, no entanto, não se interessa por isso e pressiona o pai para que arrume o quarto pois está farta de ver as suas coisas em caixas. Pedro pede ajuda a Afonso para fazer um trabalho sobre o Antigo Regime. Tenta perceber porque para uns esse tempo foi bom e para outros foi tão difícil. Afonso lembra-se de pedir ajuda a Lurdes que não acha graça nenhuma ao tema. Os pais de Maria reagem mal e recriminam Cristina por ter ajudado Maria a saber o que aconteceu. Depois de arrumar o quarto, Afonso decide oferecer uma fotografia de Maria Emília a Andreia que a recusa. Não pode aceitar porque não é realmente quem diz ser. Ana continua os seus preparativos para ir viver em Berlim e João deseja-lhe boa sorte. Maria descobre que tinha um amante, Henrique, e telefona-lhe para que venha visitá-la ao hospital. Este pede-lhe para o esquecer pois seguiu a sua vida.
Ler mais >

Episódio 25

Passo em Falso
  • Emitido em 2018-11-23
  • na RTP1
Cristina recomeça a trabalhar por turnos e Júlia oferece-se para ficar com Samuel. Andreia também se oferece e Cristina dá a entender que não confia totalmente nela porque se conhecem há pouco tempo. Lurdes vai ao hospital fazer uns exames e conhece Liliana, uma rapariga doente com diabetes. Fazem companhia uma à outra enquanto esperam. Júlia recrimina Cristina por ter sido tão ríspida com Andreia. No dia seguinte, perante o desespero de Cristina em arranjar alguém para ficar com o filho, Andreia oferece-se novamente mas Cristina não fica convencida. Lurdes pede a Afonso que a leve ao cemitério, deixando-o admirado. Quer ver as campas, as lápides e os caixões porque está convencida que vai morrer em breve. João confessa a Carlos que pensa ter visto Martim e mostra o postal e a gaiola que deixaram em sua casa. Andreia toma conta do bebé Samuel e Pedro fica de olho nela, não acredita nela nem um bocadinho. No dia seguinte, fica sozinha com o bebé e leva-o à rua e quase o leva no seu carro. No entanto, assusta-se e volta para casa mas deixa cair um objeto do bebé na rua. Mais tarde, Pedro entrega-lhe o objeto e deixa-a aflita, cheia de dúvidas. Na casa de banho de Júlia, Andreia chora silenciosamente ao ver uma fotografia sua com a sua filha, a jovem que morreu na explosão da repartição das finanças.
Ler mais >

Episódio 24

Assombração
  • Emitido em 2018-11-16
  • na RTP1
Andreia é surpreendida por Martim no cemitério, quando visita a campa de Maria Emília. Fica muito aflita com receio de ser vista. Martim vem saber se foi ela quem o mandou matar e avisa-a de que vai entrar de novo em ação. Afonso chega nesse momento e estranha ver Andreia na companhia de Martim mas não faz comentários. Júlia facilita o pagamento de umas lentes no consultório a uma cliente aflita com dinheiro. Esta fica de voltar para pagar e quando regressa, rouba dinheiro da gaveta de Júlia. Jorge despede-se de Cristina antes de regressar a Londres e dá um aperto de mão a João. Nesse momento, Lurdes liga muito aflita ao neto para dizer que deixaram uma gaiola vazia à porta de sua casa. Já em casa, João tenta tranquilizar a avó, dizendo que aquilo pode não ter nada a ver com Martim. Lurdes, no entanto, está convencida que sim. Pedro, ao ver os pais juntos, questiona Júlia se estes vão ficar juntos novamente. Está chateado com a situação e acha que o devem consultar e envolver no assunto. Júlia e Carlos passam a noite juntos e corre muito mal. No dia seguinte, enfrentam, envergonhados, os olhares de Afonso.
Ler mais >