Sinopses

Próximos episódios

Episódio 22

Parar é Morrer
  • A emitir em 2019-10-17
  • na RTP1
Afonso sente-se tentado a entrar num negócio quando vê um panfleto sobre ganhar muito dinheiro sem sair de casa. Ana conhece Salvador, um amigo de Harry. Este é professor de Tai Chi e ensina-a a meditar. Mais tarde, numa festa em casa de Harry, Salvador convence Ana a ir consigo para a Índia. João e Jorge cruzam-se à porta de Ana e ambos levam um presente igual para o bebé, um babygrow do Sporting. Isso faz com que surja uma cumplicidade entre ambos e começam a tratar do bebé em conjunto. Quando passeiam Samuel na rua, João vê Martim de relance. Este esconde-se. Cristina vai buscar Samuel a casa de Lurdes e encontra a avó de João a sentir-se mal porque está há horas sem comer nada. Lurdes é diabética e tem de ter alguns cuidados a que ainda não se habituou. Ao jantar, em casa de Júlia, Cristina confessa que está incomodada com o fato de João e Jorge estarem a ser tão prestáveis e participativos na educação de Samuel. Teme, por isso, perder o protagonismo e a autoridade com o seu filho. Júlia opõe-se totalmente ao investimento que Afonso quer fazer num negócio, sem garantias nenhumas. No dia seguinte, quando Afonso vai formalizar e assinar o contrato é surpreendido por dois polícias à paisana que prendem as angariadoras do negócio. Afonso safa-se duma burla gigante.
Ler mais >

Episódio 23

O Baloiço
  • A emitir em 2019-10-18
  • na RTP1
Martim é alvejado na pensão por alguém que o espera no seu quarto. Consegue defender-se, assassinando o adversário. Esconde o corpo no roupeiro e arruma tudo, abandonando o quarto da pensão, a coxear. Enquanto isso, as autoridades continuam a procurá-lo em várias cidades do país. Martim procura a mãe para o ajudar a remover a bala que tem na perna. Lúcia é veterinária e já o fez noutras ocasiões. Tem muito receio de ser associada a ele ou que a prendam por causa do filho. De noite, Afonso e João não conseguem dormir. Estão agitados e não conseguem esquecer o que aconteceu no passado e o fato de terem estado envolvidos numa organização terrorista. Afonso gostaria que Martim fosse detido e João relembra constantemente a rapariga que morreu na explosão da repartição das finanças. Joel, um vizinho de Lúcia, estranha ver um carro desconhecido à sua porta e bate à porta para ver se esta está em apuros. Depois de ver Martim, reconhece-o de algum lado e Martim, não arrisca e mata-o com dois tiros, na casa da própria mãe.
Esta fica horrorizada com a situação e não consegue reagir. Sente que o filho é mesmo uma causa perdida. De manhã, Martim encontra Lúcia enforcada.
Ler mais >

Episódio 24

Assombração
  • A emitir em 2019-10-21
  • na RTP1
Andreia é surpreendida por Martim no cemitério, quando visita a campa de Maria Emília. Fica muito aflita com receio de ser vista. Martim vem saber se foi ela quem o mandou matar e avisa-a de que vai entrar de novo em ação. Afonso chega nesse momento e estranha ver Andreia na companhia de Martim mas não faz comentários. Júlia facilita o pagamento de umas lentes no consultório a uma cliente aflita com dinheiro. Esta fica de voltar para pagar e quando regressa, rouba dinheiro da gaveta de Júlia. Jorge despede-se de Cristina antes de regressar a Londres e dá um aperto de mão a João. Nesse momento, Lurdes liga muito aflita ao neto para dizer que deixaram uma gaiola vazia à porta de sua casa. Já em casa, João tenta tranquilizar a avó, dizendo que aquilo pode não ter nada a ver com Martim. Lurdes, no entanto, está convencida que sim. Pedro, ao ver os pais juntos, questiona Júlia se estes vão ficar juntos novamente. Está chateado com a situação e acha que o devem consultar e envolver no assunto. Júlia e Carlos passam a noite juntos e corre muito mal. No dia seguinte, enfrentam, envergonhados, os olhares de Afonso.
Ler mais >

Episódio 25

Passo em Falso
  • A emitir em 2019-10-22
  • na RTP1
Cristina recomeça a trabalhar por turnos e Júlia oferece-se para ficar com Samuel. Andreia também se oferece e Cristina dá a entender que não confia totalmente nela porque se conhecem há pouco tempo. Lurdes vai ao hospital fazer uns exames e conhece Liliana, uma rapariga doente com diabetes. Fazem companhia uma à outra enquanto esperam. Júlia recrimina Cristina por ter sido tão ríspida com Andreia. No dia seguinte, perante o desespero de Cristina em arranjar alguém para ficar com o filho, Andreia oferece-se novamente mas Cristina não fica convencida. Lurdes pede a Afonso que a leve ao cemitério, deixando-o admirado. Quer ver as campas, as lápides e os caixões porque está convencida que vai morrer em breve. João confessa a Carlos que pensa ter visto Martim e mostra o postal e a gaiola que deixaram em sua casa. Andreia toma conta do bebé Samuel e Pedro fica de olho nela, não acredita nela nem um bocadinho. No dia seguinte, fica sozinha com o bebé e leva-o à rua e quase o leva no seu carro. No entanto, assusta-se e volta para casa mas deixa cair um objeto do bebé na rua. Mais tarde, Pedro entrega-lhe o objeto e deixa-a aflita, cheia de dúvidas. Na casa de banho de Júlia, Andreia chora silenciosamente ao ver uma fotografia sua com a sua filha, a jovem que morreu na explosão da repartição das finanças.
Ler mais >

Episódio 26

Sombras
  • A emitir em 2019-10-23
  • na RTP1
No hospital, Cristina acompanha o caso de Maria, uma rapariga que esteve em coma durante um mês. Quando acorda do coma, tem amnésia e não se recorda de quem é. Cristina percebe no Facebook que Maria foi responsável por um acidente onde, supostamente, matou o namorado. Afonso assegura, junto do coveiro do cemitério que as pessoas enterradas ao lado de Maria Emília eram boas pessoas. Júlia, no entanto, não se interessa por isso e pressiona o pai para que arrume o quarto pois está farta de ver as suas coisas em caixas. Pedro pede ajuda a Afonso para fazer um trabalho sobre o Antigo Regime. Tenta perceber porque para uns esse tempo foi bom e para outros foi tão difícil. Afonso lembra-se de pedir ajuda a Lurdes que não acha graça nenhuma ao tema. Os pais de Maria reagem mal e recriminam Cristina por ter ajudado Maria a saber o que aconteceu. Depois de arrumar o quarto, Afonso decide oferecer uma fotografia de Maria Emília a Andreia que a recusa. Não pode aceitar porque não é realmente quem diz ser. Ana continua os seus preparativos para ir viver em Berlim e João deseja-lhe boa sorte. Maria descobre que tinha um amante, Henrique, e telefona-lhe para que venha visitá-la ao hospital. Este pede-lhe para o esquecer pois seguiu a sua vida.
Ler mais >

Episódios anteriores

Episódio 21

Lâmina
  • Emitido em 2019-10-16
  • na RTP1
Em casa de Cristina, João embala o bebé Samuel e fica muito incomodado ao saber que Jorge chega a Portugal no dia seguinte, para conhecer o filho. Júlia desabafa com Andreia que está desiludida com a sua vida, mais uma vez tem de viver o que os outros esperam de si. Pedro surpreende um colega da escola a auto-mutilar-se com uma lâmina de barbear. Consegue que este pare mas na confusão, corta-se com a lâmina. Jorge conhece, finalmente, o filho e fica siderado quando lhe pega ao colo. Cristina fica emocionada ao presenciar a situação. João vai à casa de Cristina e encontra-se com Jorge que ficou a tomar conta do bebé, enquanto Cristina foi almoçar fora. Reagem ambos mal e quase se envolvem à pancada. Pedro revolta-se com David por este o ter magoado e ainda lhe ter estragado o telefone quando só o quis ajudar, impedindo-o de se mutilar mais. Envergonhado, David confessa que o padrasto o maltrata e que não pode fazer nada para o evitar. Pedro fica determinado a ajudar o amigo e pede a João que o ajude a fazer justiça. Afonso sente-se excluído ao ver Andreia tão próxima de Júlia e sem lhe dar atenção.
Ler mais >

Episódio 20

Arrastar a Asa
  • Emitido em 2019-10-15
  • na RTP1
Matias e Mariana aproximam-se de Lurdes que não os reconhece. Supostamente são amigos do passado. Esta só os deixa continuar a conversa porque eles dão a entender que conheciam o seu falecido marido. Carlos surpreende Júlia e leva-a a almoçar. Quer fazer as pazes com a mulher mas Júlia ainda tem muitas dúvidas. Lurdes convida Afonso para ir consigo a um baile onde também irão Matias e Mariana. Em sua casa, Afonso treina uns passos de dança. Ana cruza-se com Carlos e provoca-o, dando-lhe um beijo na boca. Carlos fica sem reação. Enquanto isso, João liga-lhe insistentemente por causa de uma situação na oficina. Encontrou um isqueiro, com formato de granada e acha que não é coincidência. Matias é várias vezes inconveniente com Lurdes, o que deixa Afonso irritado. Já no baile, Afonso perde as estribeiras e, em defesa de Lurdes, quase anda à pancada com o antigo amigo de Lurdes. Pedro aceita ir almoçar com Ana mas está incomodado porque viu-a beijar o pai. Ana nem sabe porque o fez e Pedro recrimina-a. Carlos e Júlia estão cada vez mais próximos e esta começa a baixar a guarda em relação ao marido. Percebe que se está a esforçar para ser melhor pessoa e beija-o. Andreia rouba uma fotografia do bebé Samuel para dar a Martim.
Ler mais >

Episódio 19

Máquina
  • Emitido em 2019-10-14
  • na RTP1
Carlos sente que também é avô de Samuel, João acha que devia ir visitar Cristina mas é estranho para si, sendo o pai outra pessoa. Carlos acha que João deve ir e lutar por ela. Cristina recebe um menino nas urgências, o Du, que tem problemas cardíacos. Graças a ela, o menino recebe o cuidado na hora certa e salva-o da morte. Andreia chega a casa de Júlia, supostamente vinda de Paris. Pedro estranha a ausência de raízes e de compromissos e não disfarça. Por sua vez, Afonso alegra-se com a presença de Andreia. Lurdes e João visitam Cristina e Samuel. A avó de João mostra ternura ao ver o bebé e oferece-se logo para lhe mudar a fralda e assim deixa Cristina sozinha com João. João pergunta a Cristina se Samuel não é mesmo seu filho e esta nega mas até gostaria que fosse. Quando fica a sós com o neto, Lurdes também incentiva João a ir atrás de Cristina. Em casa de Júlia, Cristina conhece a suposta tia, Andreia. Esta elogia Júlia e a sua família, considera que estão mesmo uns para os outros e alegra-se por poder fazer parte disso. Lurdes pergunta a João o que vai fazer em relação ao postal que receberam de Martim e este mente à avó dizendo que o deitou no lixo. Andreia encontra-se com Martim no bar de uma pensão e revela ter cumplicidade com ele.
Ler mais >

Episódio 18

Zona de Conforto
  • Emitido em 2019-10-11
  • na RTP1
Afonso vive um misto de emoções depois de conhecer Andreia. Por um lado, é estranho conhecer a filha que a mulher teve com outro homem e por outro, sente que parte da mulher regressou. Andreia janta em casa de Júlia e Pedro sente alguma desconfiança dela. Pergunta-lhe pela certidão de nascimento e a tia não a tem consigo. Cristina recusa-se a mostrar Samuel a Jorge no tablet. Acusa-o de não se envolver nem se ter dignado a vir conhecer o filho. Ana visita Cristina e considera o bebé Samuel parecido com João. Também lhe conta sobre a chegada de Andreia e Cristina fica irritada por ninguém lhe ter dito nada. Carlos aparece de surpresa para almoçar com Afonso e Andreia e simpatiza bastante com a irmã da mulher. Andreia também simpatiza com o cunhado. De seguida, Afonso leva Andreia a ver a campa da mãe e comenta que Júlia nunca o fez. Pedro partilha a sua desconfiança sobre Andreia com a mãe e Afonso, chateado com isso, mostra-lhes as certidões que entretanto Andreia pediu a uma amiga para ele enviar para Portugal. Lurdes e João recebem um postal de Martim e ficam muito pálidos com o medo.
Ler mais >

Episódio 17

Portugal Acorda do Choque
  • Emitido em 2019-10-09
  • na RTP1
Seis meses depois dos atentados, Carlos e João são ilibados. Saem finalmente em liberdade. Fica apurado que estes estavam sob ameaça de morte. Cristina dá à luz o bebé Samuel enquanto o Dr. Miguel filma o momento. Mais tarde, Júlia e Pedro visitam Cristina. Júlia está pouco à vontade com o bebé ao colo. Pedro, por sua vez, pede para pegar em Samuel e segura-o com muito à vontade. Carlos também visita Cristina no hospital e pede a Júlia que o deixe voltar para casa mas esta perdeu a confiança nele. Ficou assente que apenas iria jantar com ele. Lurdes conta a João que visitou Cristina e este fica nostálgico quando percebe que Jorge não estava no hospital. A avó aconselha-o a congratular Cristina pelo nascimento do filho. Jorge conhece o filho por skype e sente-se mal com isso. Não está em Portugal porque está ressentido com Cristina, que inventou perante Abílio, o seu ex-namorado, que Jorge o traiu. Afonso sente-se mal com a história da sua falecida mulher ter tido uma filha sem que ele soubesse. Receia ter vivido uma mentira. Mais tarde, em casa de Júlia é surpreendido pela visita de Andreia, a filha de Maria Emília.
Ler mais >