JOÃO SIMÕES (25 anos) – José Mata 

Namorado de Cristina, é, surpreendentemente, o principal apoiante da decisão dela em tentar a sorte no estrangeiro. A surpresa reside no facto de que a relação que tem com Cristina é sufocante, com João a demonstrar constantes e despropositados ciúmes.
É apenas quando a vai deixar ao aeroporto que a insegurança dele se manifesta, acabando a despedida numa longa discussão que acaba por fazer Cristina perder o avião.
João movimenta-se nos mesmos círculos de Ana Monteiro e sabe da relação que Ana mantém com o pai de Cristina. É um segredo que guarda da namorada. Trabalha numa oficina como mecânico: repara automóveis com os quais se combate a distância com a qual tem tantos problemas em lidar.
Sobre ele vão recaindo, ao longo da série, suspeitas de que possa estar, de alguma forma, ligado a um qualquer núcleo terrorista, responsável pela queda do avião onde Cristina era suposto seguir, queda essa que poderá ter sido provocada por um atentado.
Talvez que a discussão que tenha tido com Cristina perto da hora do embarque, e que acabou por salvar a vida da rapariga, não tenha sido apenas uma feliz coincidência. Talvez João soubesse do que estava prestes a acontecer.