Destaques

Tremor #4

De 4 a 8 de abril, São Miguel recebe a quarta edição do Tremor. A Antena 3 é a rádio oficial e está a acompanhar todo o festival com várias emissões especiais.

Nos dias 6 e 7 (quinta e sexta-feira), os programas As Donas da Casa, das 13h às 16h, e Prova Oral, das 19h às 20h, tomam conta do Louvre Michaelense, em Ponta Delgada. No sábado, dia 8, a equipa da 3 continua a difundir o Tremor para o mundo a partir das 15h, em mais duas horas de emissão em direto.

Além da rádio, também aqui e nas nossas redes sociais — Facebook, Twitter e Instagram — vamos estar a dar conta do abalo cultural que se regista por estes dias nos Açores.

 

Dia 5 de abril

 

Fotografias

 

Dia 6 de abril

 

Residências Artísticas: Pauliana Valente Pimentel + Volúpia das Cinzas

Fusão de experiências e de práticas culturais, o Tremor é também um festival diferente por agir em várias dimensões da música. Dentro dos destaques nacionais desta quarta edição, há também um espaço onde os artistas podem deixar-se inspirar por paisagens açorianas. Nos primeiros dias de festival, foi tempo de vários autores mostrarem o resultado da sua criatividade — perante as condições culturais, sociais e naturais que existem em São Miguel. A Vanessa Augusto falou com Pauliana Valente Pimentel, fotógrafa, e ainda com os músicos que fazem parte do projecto de jazz experimental de Gabriel Ferrandini, Volúpia das Cinzas.

 

Tremor na Estufa I: Mr. Gallini

Hoje ao final da tarde há mais um momento Tremor na Estufa — mais um momento tão marcante para o festival Tremor, que procura, desde o início, provocar emoções fortes. Se Tremor é Amor, foi ao som de Mr. Gallini que o romance se fez de forma livre e descomplexada. O one-man band Bruno Monteiro foi o primeiro a marcar os Tremores na Estufa 2017, com um concerto-surpresa no topo do hotel Vila Nova, em Ponta Delgada. A Vanessa Augusto falou com Mr. Gallini logo a seguir ao concerto.

 

As Donas da Casa

Emissão especial em direto do Louvre Michaelense, em Ponta Delgada, com a Ana Galvão e o Tiago Ribeiro — para ouvir, na íntegra, no RTP Play.

 

Prova Oral

Emissão especial em direto do Louvre Michaelense, em Ponta Delgada, com o Fernando Alvim — para ouvir, na íntegra, no RTP Play.

 

Fotografias

 

Dia 7 de abril

 

Tremor Todo o Terreno: Jacco Gardner

O Tremor Todo o Terreno aconteceu durante a tarde de ontem, num dos corações da ilha de São Miguel. Num trilho pedestre, pelo meio de uma rota de água, Jacco Gardner guiou os festivaleiros durante várias horas em que só se ouviram três elementos: água, pássaros e os sintetizadores de Jacco.

Nos Açores desde a semana passada, Jacco Gardner esteve a preparar o set eletrónico que tocou no meio da Janela do Inferno, e a Vanessa Augusto foi uma das que pôde experienciar de perto esta primeira edição do Tremor Todo o Terreno.

 

Num futuro próximo, podemos então aguardar mais novidades de Jacco Gardner, numa abordagem mais pura e em harmonia com a natureza. Esta tarde, há mais um Tremor Todo o Terreno. Jacco Garder volta a guiar mais festivaleiros pelos trilhos de São Miguel… desta vez, numa nova localização e com mais música nova.

Tremor na Estufa II: Norberto Lobo

Ontem, quinta-feira, aconteceu mais um Tremor na Estufa — e, mais uma vez, não havia muito que se pudesse saber de antemão. A Vanessa Augusto e a Leonor Bettencourt Loureiro apanharam um autocarro sem destino… com lotação esgotada e com a promessa de mais um momento incrível. Acabaram por chegar a um sítio nas Furnas — o Boutique Hotel, onde encontraram Norberto Lobo. Um concerto em água quente… em mais um cenário idílico do festival Tremor.

 

Entrevista: PMDS

O festival Tremor tem-se distinguido nesta edição por alimentar uma fusão entre arte, cultura e música alternativa. Entre surpresas, residências artísticas e concertos, o Tremor é também marco forte no cenário alternativo português.

Os PMDS (lê-se em português) são um projecto que vai beber à música que se faz entre Berlim e Bristol — num projecto partilhado entre Filipe Caetano e Pedro Sousa. A Vanessa Augusto falou com Filipe Caetano, a metade da banda residente em Ponta Delgada. Os PMDS têm concerto previsto no Tremor já amanhã, dia 8, na Biblioteca Pública de Ponta Delgada.

 

As Donas da Casa

Emissão especial em direto do Louvre Michaelense, em Ponta Delgada, com a Ana Galvão e o Tiago Ribeiro — para ouvir, na íntegra, no RTP Play.

 

Prova Oral

Emissão especial em direto do Louvre Michaelense, em Ponta Delgada, com o Fernando Alvim — para ouvir, na íntegra, no RTP Play.

 

Resumo do Dia

Fotografias

 

Dia 8 de abril

 

Tremor na Estufa III: Conjunto Corona

Ontem foi dia não só de um, mas de dois Tremores na Estufa. Um deles foi num sítio absolutamente inédito, um cenário surreal — onde ninguém alguma vez pensou em concretizar um concerto. O Tremor na Estufa III aconteceu no hangar de manutenção dos aviões da SATA, no Aeroporto de Ponta Delgada, e os convidados foram… os Corona! A Vanessa Augusto esteve por lá, num concerto com entrada restrita.

 

Um concerto absolutamente incrível, em que os Corona foram, como eles tanto dizem ao público que os vê, “demasiado gentis”. Na peça, ouvimos também as explicações de Ana Rodrigues, Diretora de Marketing e Comunicação da SATA. De resto, o Conjunto Corona está também esta noite no Cais da Sardinha, a fechar o último dia de Tremor.

Entrevista: Eartheater

Alexandra Drewchin assina a música que faz com o nome Eartheater. Multi-instrumentista, performer e artista visual, Alexandra promete manipulações sonoras, loops e texturas orgânicas num concerto que acontece pelas 15h30 na Galeria de Arte Fonseca Macedo. A Vanessa Augusto esteve à conversa com Eartheater, na tarde de ontem.

 

Ouvimos um excerto da entrevista que assinala a mais uma estreia no festival Tremor, que se dintingue, nesta 4.ª edição, também por voltar a apostar na divulgação de mais novos nomes da música alternativa.

 

Emissão Especial

Emissão em direto na tarde do dia maior do Tremor, com a Ana Galvão, o Fernando Alvim, o Tiago Ribeiro e a Vanessa Augusto — para ouvir, na íntegra, no RTP Play.

 

Resumo do Dia

Fotografias

 

Rescaldo

 

O Tremor — que desde o início promete agitar a ilha de São Miguel — mostrou novamente como abalar as ruas de Ponta Delgada. Ouvimos as réplicas do festival num rescaldo feito pela Vanessa Augusto no Domínio Público.

 

Foi a quarta edição de um festival que, ano após ano, cimenta a força da música alternativa nacional e internacional. Para o ano, há mais…