Especiais

Desprevenidamente David Byrne

Tendo em David Byrne uma das maiores e mais ativas estrelas da cultura pop dos séculos XX e XXI, a Antena 3 aproveita a passagem do músico de origem escocesa por Portugal – 11 de julho EDP Cool Jazz – para fazer uma revisão atenta e localizada de alguns dos marcos dessa carreira com quase meio século de fulgor multi-artes.

Dos Talking Heads, aos carreiros de editor, Tiago Ribeiro encontrou paragens pop para desvendar e narrar junto de algumas vozes que também acompanharam o movimento new wave nova iorquino entre os anos de 1975 e 1977 – ano de estreia de 77, primeiro disco dos Talking Heads, e também primeira parceria de produção com Brian Eno.

Juntam-se a este especial da Antena 3 vozes de críticos de imprensa, Rolling Stone Magazine, Rádio Pública Cubana, também fãs e admiradores de Byrne nossos mais próximos em matérias geográficas, Rui Reininho e John Gonçalves (The Gift). Até o seu sócio e companheiro de vida editorial, Yale Evelev, na Luaka Bop, atualmente diretor geral da editora que mantém o foco na música do mundo, numa ambição de amplificar o trabalho e os personagens mais escondidos dos grandes palcos da atenção mediática universal. Em Portugal, cruzaram-se com essa editora Waldemar Bastos e Paulo Bragança, este último também se junta a esta cartografia sonora para a rádio.

David Byrne regressa a Portugal a 11 de julho, no EDP Cool Jazz, no hipódromo Manuel Possolo, Cascais, com concerto de abertura de Sara Tavares.


Ficha Técnica

Sonoplastia: Gualter Santos

Realização e locução: Tiago Ribeiro

TÓPICOS: