Destaques

Teatro: “Gisberta” estreia em Portugal

Idealizado pelo actor Luis Lobianco (Porta dos Fundos e Segundo Sol), com direcção de produção de Claudia Marques, texto de Rafael Souza-Ribeiro e direcção de Renato Carrera, o espectáculo Gisberta conta a história da brasileira vítima de transfobia que morreu tragicamente na cidade do Porto, em 2006.

Após o sucesso da temporada no Brasil, o espectáculo chega ao Porto, a 27 e 28 de novembro, no Teatro Sá da Bandeira, e a Lisboa, de 5 a 6 de dezembro, no Teatro Tivoli BBVA.

Gisberta viveu em Portugal durante mais de duas décadas tornando-se conhecida pela ascenção meteórica nas noites do Porto, onde protagonizava espectáculos transformistas e, mais tarde, pelas circunstâncias de violência em que foi morta. A tragédia estimulou movimentos e mobilizou a sociedade portuguesa a debater temas que afectam pessoas LGBTQ.

O tema “Balada da Gisberta”, escrito por Pedro Abrunhosa para o álbum Luz (2007), editado por Maria Bethânia no álbum ao vivo de 2011, inspirou Luis Lobianco a procurar mais sobre esta mulher e criar uma obra capaz de fundir política, história, música, teatro, humor, poesia e ficção.

O espectáculo é uma jornada pela vida de Gisberta Salce Junior, desde a infância e adolescência, vividas em São Paulo, no Brasil, com a sua família, até à decisiva mudança para Portugal, país que abraçou enquanto novo lar, aos 20 anos, num momento em que escalava uma vaga de homicídios a transexuais na sua cidade-natal. Foi encontrada morta no Porto, 25 anos mais tarde, após ter sido torturada por um grupo de 14 jovens menores de idade.

INFORMAÇÕES DE BILHETEIRA

Porto | Teatro Sá da Bandeira | 27 e 28 de novembro
Horário: 21h00
Preço dos bilhetes: entre 12 e 20€

Lisboa | Teatro Tivoli BBVA | 4, 5 e 6 de dezembro
Horário: 21h00
Preço dos bilhetes: entre 16 e 22,5€