Destaques

PortugalSLAM 2015

A segunda edição do PortugalSLAM – Festival Internacional de Poesia e Performance decorre de 12 a 30 de Setembro com várias actividades, que vão de exposições e residências a debates, workshops e, claro, performances.
Destaque para a Final Nacional de Poetry Slam, na qual participam poetas de Almada, Amadora, Aveiro, Barcelos, Braga, Lisboa, Porto e Ponta Delgada, e para a presença de sete poetas internacionais — de Espanha, França, Holanda, Polónia, Reino Unido e Suíça — para dinamizarem oficinas e apresentarem os seus poemas originais.
Centrada na Sociedade Guilherme Cossoul, a programação estende-se a mais nove espaços, maioritariamente lisboetas: Museu de Lisboa, Galeria Monumental, Fablab Lisboa, Livraria Ler Devagar, Village Underground Lisboa, escrever escrever, Pressley Ridge, Liceu Francês do Porto e Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, de Viana do Castelo.
Este ano, o tema central é “Poetry Slam, Educação, Arte e Tecnologia“, aumentando o desafio de participação activa na sociedade e no desenvolvimento cultural e dando continuidade ao trabalho que a equipa tem vindo a desenvolver ao longo do ano. O festival é dedicado ao cruzamento da poesia com várias formas de arte e a sua aproximação à ciência, tecnologia e ao espaço e envolvimento urbano. Em 2015, é possível inovar na programação e nas parcerias e aumentar o número de espaços e de convidados, o que prova que o lado comunitário do poetry slam existe e que “as nossas palavras, juntas, tornam o sonho possível”.
O poetry slam é uma prática em torno da palavra que tem na sua base várias regras, que envolvem a performance e poesia original dos seus participantes, um tempo limitado a 3 minutos para as suas apresentações, um público como júri que pontua cada apresentação de 0 a 10, a ausência de música e acessórios e a atribuição de prémios simbólicos no final. Nasceu nos EUA em 1984 e trata-se de uma cultura de expressão popular que explora uma “nova-poesia” mais interactiva, corporal e performática. Não existem estilos ou temas adequados; existem várias linguagens possíveis, que variam com a diversidade dos participantes que fazem parte deste movimento.
cartaz_PortugalSLAM
Mais informações: portugalslam.com