Destaques

Cinema: Táxi Sófia

Táxi Sófia (título internacional: Directions) é o lançamento de novembro da Cinema BOLD. O filme chega às salas Cinema City no dia 30 com o apoio da Antena 3, ficando disponível em DVD e VOD a 7 de dezembro.

Durante uma única noite, e depois de um ato de desespero provocar um debate a nível nacional, o destino e as vidas de várias pessoas cruzam-se em diferentes viagens de táxi pela cidade de Sófia. Pontuadas por um feroz e pungente humor negro, as histórias de cada um destes condutores e passageiros servem-nos de guia, e por entre momentos de amor, de devoção, de indiferença, e de solidariedade, compõe um retrato colectivo de uma sociedade à procura de um caminho a seguir e com esperança numa nova direcção. Afinal, a Bulgária é hoje um país de optimistas, depois de todos os pessimistas e realistas terem partido para outros lugares.

Táxi Sófia teve direito a estreia mundial na última edição do Festival de Cinema de Cannes onde fez parte da selecção oficial da secção Un Certain Regard, e dá-nos um vislumbre da sociedade búlgara actual a partir do ponto de vista único de 6 taxistas e os seus passageiros.

“O filme nasceu no banco traseiro de um táxi. Lembro-me do condutor me dizer que conduzir um táxi em Sófia serve quase como uma extensão dos serviços sociais Búlgaros. Esse meu companheiro de viagem era um professor de física nuclear que tinha sido recentemente despedido do seu trabalho. Ele contou-me histórias dos seus colegas – Professores, Padres, Músicos e Ex-militares que conduzem táxis à noite – com dificulda- des em sobreviver e pagar as contas. Ele também me contou uma piada acerca da Bulgária ser um país repleto de optimistas, já que todos os realistas e os pessimistas deixaram o país há muito tempo. “ — Stephan Komandarev (realizador)