25 Anos de Nevermind

25 factoides para o desmistificar


 

Por Ana Markl

Nevermind serviu de ritual iniciático para uma entrada a pés juntos na adolescência de muitos. Dentro dos limites relativamente polidos de uma grande editora, a Geffen, os Nirvana apresentavam agora uma banda sonora oficial para as angústias existenciais e para uma certa rebeldia de classe média.

Foi este segundo álbum que impôs a Kurt Cobain o epíteto de porta-voz de uma geração, enquanto ele insistia em dizer que não tinha nada para dizer e que era só uma pessoa confusa como toda a gente. As suas letras eram tão aleatórias quanto sobre-interpretadas. E talvez fosse isso mesmo que os fãs desejassem: um porta-voz para os confusos.

Sempre em conflito consigo mesmo, Cobain sonhou ser uma estrela de rock mas abandonou relutante e dolorosamente o underground. Nevermind é uma obra brilhante mas não é um statement: é mais um “vou, mas vou contrariado”.

No seu 25.º aniversário, seguem-se 25 factoides que comprovam que um homem é um homem, tal como um disco é um disco.

1. “Smells Like Teen Spirit” é o primeiro single retirado de Nevermind. Cobain assume na altura que o seu objectivo era escrever “a derradeira canção pop” e, sem vergonha nenhuma, fazê-lo ao estilo dos Pixies.

 

Nirvana – “Smells Like Teen Spirit” (1991)

 

Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic

Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic

 

 

2. Foi difícil convencer os seus colegas de banda a gravar “Smells Like Teen Spirit”. A primeira vez que Krist Novoselic a ouviu achou-a “ridícula”. Para que se entranhasse depois de se estranhar, Cobain obrigou o baixista e o baterista Dave Grohl a tocar o riff inicial durante 90 minutos seguidos. O que ambos acrescentaram à composição de Cobain ao longo dessa hora e meia fez com que “Smells Like Teen Spirit” acabasse por ser a única assinada pelos três.

 

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Desodorizante Teen Spirit

 

 

3. O título “Smells Like Teen Spirit” não é uma metáfora para a rebelião juvenil nem coisa parecida. É antes inspirado pela marca do desodorizante utilizado pela sua ex-namorada Tobi Vail, das Bikini Kill, que lhe havia partido o coração há pouco tempo. A marca Teen Spirit foi lançada em 1991, pouco tempo antes de Nevermind, e as vendas dispararam com o sucesso do single. Da vasta gama de fragrâncias dos anos 90, hoje sobram apenas duas variedades de Teen Spirit no mercado: Pink Crush e Sweet Strawberry.

4. Aparentemente, há mais referências à sua ex-namorada Tobi Vail, em Nevermind, do que Kurt Cobain gostaria de admitir na altura. Em “Lounge Act”, Cobain volta a recordar o cheiro de Vail no verso “I still smell her on you”.

Entretanto, numa carta tornada pública, mas nunca enviada à sua ex, Cobain admite: “Não escrevo sobre ti, à exceção de “Lounge Act”, que nunca toco – a não ser quando a minha mulher não está presente”.

 

Nirvana – Lounge Act (Live at Reading 1992)

5. Os Nirvana admitem a influência em Nevermind de bandas como os Pixies, os Melvins e os R.E.M. – mas ninguém tira da cabeça dos Killing Joke que o emblemático riff inicial de “Come As You Are” seja uma cópia dos primeiros acordes do seu tema “Eighties”.

Os Killing Joke queixaram-se e ameaçaram, mas nunca chegaram a avançar com um processo por plágio. Anos mais tarde, em 2003, convidaram Dave Grohl para gravar a bateria no álbum The Death and Resurrection Show. Só para meter água na fervura: estamos a falar daqueles acordes que toda a gente que nunca teve aulas de guitarra consegue tocar.

 

6. A música que o baixista Krist Novoselic cantarola e desafina no início de “Territorial Pissings” chama-se “Get Together”, é um original dos Youngbloods, de 1967.

 

Nirvana – Territorial Pissings

7. “Breed” chamava-se originalmente “Imodium”, numa sentida homenagem aos problemas gastro-intestinais do amigo Tad Doyle, dos Tad.

Quando os Tad e os Nirvana fizeram uma digressão juntos, Cobain apercebeu-se de que o seu companheiro de estrada vomitava todas as manhãs e decidiu escrever-lhe uma canção.

 

Nirvana – Breed

8. “Stay Away” chamava-se originalmente “Pay to Play” e a sua primeira forma remonta a 1985, quando os Nirvana ainda não existiam e a banda de Cobain e Dale Crover – chamada Fecal Matter – pagava, como tantas outras, para tocar em certos clubes.

Cobain mudou a letra porque lhe parecia incongruente referir esse assunto em Nevermind, o seu primeiro disco lançado por uma grande editora.

 

Nirvana – Stay Away

 

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9. Cobain dava sempre uma no cravo, outra na ferradura: estrela de rock sim, vendido nunca. Por isso, 3% das vendas de cada cópia de Nevermind revertiam para a Sub Pop, a então pequena editora independente de Seattle que escreveu boa parte da história do grunge.

 

 

 

10.  Depois de Nevermind sair, e antes que pudesse ser acusado por outros, Cobain começou ironicamente a apresentar a banda ao vivo como “uns vendidos corporativistas” e mandou fazer as t-shirts emblemáticas em que se podia ler “Flower Sniffin Kitty Pettin Baby Kissin Corporate Whore” ou “Fudge Packin Crack Smokin Satan Worshippin Motherfuckers”.

 

 

11. Os Nirvana assinaram pela Geffen um ano depois dos Sonic Youth, para quem olhavam como prova de que é possível entrar na indústria mantendo a credibilidade.

O contrato dos Nirvana valia 287 mil dólares e garantia total controlo criativo. Segundo uma entrevista de Kurt Cobain à Q, isto significava o seguinte: “Se tivéssemos entregado uma cassete connosco a defecar durante 60 minutos, eles iam ter de a editar e promover”.

 

Guns N' Roses - Use Your Illusion I

 

 

 

12. Nevermind foi lançado exatamente uma semana depois de Use You Illusion I e Use Your Illusion II, dos Guns N’ Roses. O disco dos Nirvana vendeu cerca de 30 milhões de cópias (a Geffen esperava vender apenas 250 mil); os dois álbuns dos Guns N’ Roses, juntos, venderam 35 milhões.

 

Red Hot Chili Peppers - Blood Sugar Sex Magik

Red Hot Chili Peppers – Blood Sugar Sex Magik

 

 

 

13. 1991 foi um ano vintage na história do rock: Metallica, The Black Album, My Bloody Valentine, Loveless, Pearl Jam, Ten,  Primal Scream, ScreamadelicaSoundgarden, Badmotorfinger, R.E.M., Out Of Time, Red Hot Chili Peppers, Blood Sugar Sex Magik, U2, Achtung Baby.

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14. Nevermind destronou Dangerous, de Michael Jackson, nas tabelas de vendas. Logo a seguir, Kurt Cobain apareceu várias vezes em público com uma t-shirt com a cara de Michael Jackson no tempo dos Jackson 5.

1991 (Foto de Michel Linssen/Redferns)

 

15. Kurt Cobain não tinha grande simpatia para com os fãs pós-Nevermind. Numa entrevista à Q, chamou-lhes “betos atléticos de classe média que gostam de Guns N’ Roses e que não percebem nada de música underground”.

Numa entrevista de 1990, Cobain disse que o seu sonho havia sido, desde sempre, ser uma grande estrela de rock para se vingar, precisamente, “dos betos atléticos que ficavam com as miúdas todas”.

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16. A gravação de Nevermind custou 65 mil dólares. Bleach custara 600 dólares.

Butch Vig

Butch Vig

 

17. Butch Vig, que anos mais tarde viria a formar os Garbage, produziu Nevermind. Vig conseguiu convencer Cobain a sobrepor takes para fazer overdubs de guitarra e de voz, alegando que era assim que John Lennon gravava, em vez de o fazer num só take.

Por vezes, para o convencer a gravar mais um take, Vig dizia-lhe que o anterior tinha sofrido um qualquer problema técnico. “Drain You” chega a ter cinco takes de guitarra sobrepostos.

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18. “Drain You” inclui também o som de um pato de borracha.

Andy Wallace

19. Butch Vig não é o único responsável pela sonoridade final de Nevermind. Depois de o seu trabalho estar feito, David Geffen achou que o disco não estava suficientemente “radio friendly” e sugeriu que se chamasse Andy Wallace para lubrificar a produção.

Wallace já tinha trabalhado com Prince e Bruce Springsteen e foi o responsável pela produção e mistura de muitos discos de bandas independentes na sua transição para o mainstream nos anos 90 (Bricks Are Heavy, das L7; La Sexorcisto: Devil Music Volume One, dos White Zombie ou Dirty, dos Sonic Youth).

Ecos e reverberações em Nevermind, é tudo da sua lavra.

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Mötley Crüe

 

20. Quando Kurt Cobain ouviu Nevermind, disse desiludido: “Parece mais um disco de Mötley Crüe do que um disco punk”.

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21. A ideia para a capa de Nevermind surgiu depois de Cobain e Dave Grohl assistirem a um documentário sobre partos debaixo de água…

Spencer Elden nos 20 anos de Nevermind

Spencer Elden nos 20 anos de Nevermind

22. O bebé na capa de Nevermind chama-se Spencer Elden, tem 25 anos (nasceu em Fevereiro de 1991) e é formado em Belas-Artes. Há quem ainda o apresente às pessoas como “o bebé dos Nirvana”. Sobre ser capa de um dos discos mais emblemáticos do século XX, disse: “Sinto-me como se o mundo inteiro me tivesse visto nu”.

A foto foi tirada em dois segundos pelo fotógrafo Kirk Weddle na primeira vez que o bebé mergulhou. Nem Spencer nem o seu pai ganharam quaisquer royalties por esta foto. Mas Spencer é fã de Nirvana e, em 2011, quando Nevermind fez 20 anos, Spencer Elden posou recriando a capa do disco. Com calções.

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23. O bebé esteve para ser do sexo feminino, mas a banda fazia questão de que fosse um rapaz para que o pénis fosse visível. A editora, ainda assim, sugeriu que se censurasse o pénis e Cobain respondeu que só aceitaria se o tapassem com uma faixa onde se lesse: “se acha este conteúdo ofensivo, é porque é um pedófilo encapotado”.

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24. Inicialmente, Nevermind era para ser chamado Sheep.

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25. A palavra “nevermind” não existe, apenas a expressão “never mind”.