Agenda

Ran — Os Senhores da Guerra

A versão restaurada de Ran — Os Senhores da Guerra (título original: Ran) estreia-se nas salas de cinema portuguesas no dia 18 de julho, com o apoio da Antena 3.

Este grandioso filme de um dos mestres do cinema japonês adapta a peça Rei Lear aos temas e ambientes do Japão Medieval, com o episódio de um velho guerreiro que decide repartir as suas terras pelos três filhos, desencadeando uma luta de poder entre os irmãos que termina de forma trágica. O resultado é uma extraordinária e excêntrica fusão entre um dos maiores clássicos literários do Ocidente e um estudo minucioso da história do Japão do século XVI.

Para fazer da peça de William Shakespeare um detalhado fresco de uma época histórica, Akira Kurosawa introduziu-lhe diversos elementos estilísticos do teatro Nô, mas também se apropriou do seu enredo e radicalizou-o, tornando-o muito mais extremo do que o original e demostrando, assim, a verdadeira universalidade deste clássico. Ao longo de dez anos, o mestre estudou de forma minuciosa aquela época — os gestos, o vestuário, os adereços, a arquitetura — para os transpor para o filme e, antecipando o agravamento da sua perda de visão, preparou um storyboard detalhado, a partir do qual a sua equipa soube exatamente como filmar cada cena.

O último grande épico do realizador de clássicos como Às Portas do Inferno (1950), Os Sete Samurais (1954), Yojimbo, o Invencível (1961), Kagemusha — A Sombra do Guerreiro (1980) ou Rapsódia em Agosto (1991), Ran — Os Senhores da Guerra (1985) estreou-se em Portugal em novembro de 1986, já depois de ter conquistado um Óscar, dois BAFTA, três prémios da Academia Japonesa e dezenas de outros galardões. Regressa agora aos cinemas numa nova versão restaurada em 4K.