Agenda

Fnac Live 2018

O Fnac Live está de volta! Conhecido por ser o primeiro palco dos novos talentos da música nacional (como foi o caso, em anos anteriores, de Capicua, Deolinda, Filho da Mãe, Mazgani ou Samuel Úria), o festival tem data marcada para 21 e 22 de setembro, no Capitólio, em Lisboa, com o apoio da Antena 3. A entrada será, como sempre, gratuita.

Os cabeças de cartaz deste ano, antigos Novos Talentos Fnac, são já bem conhecidos do público: Da Chick, a irreverente musa do funk & soul nacional, que fez parte da coletânea em 2012, promete pôr o Capitólio a dançar com os seus ritmos quentes; e PAUS, a banda de Hélio Morais, Makoto Yagyu, Fábio Jevelim e Quim Albergaria, selecionada para o disco de 2010, darão a conhecer o seu mais recente trabalho, Madeira.

Os fãs dos Feromona, banda que deixou os palcos em 2013, terão a oportunidade de voltar a ouvir os temas do mítico quarteto liderado por Diego Armés, que está de regresso para uma celebração especial dos dez anos do primeiro disco, Uma Vida a Direito.

Benjamim & Barnaby Keen, o projeto com influências sonoras do samba, da bossa nova e da pop dos anos 80, vai estar numa rara aparição pelos palcos lusos. A solo, Benjamim fez parte da coletânea da Fnac em 2015.

Filipe Sambado, Novo Talento Fnac em 2016, apresentar-se-á no festival com um concerto único e novas sonoridades, fazendo-se acompanhar luxuosamente por Violeta Azevedo (flauta e voz), Primeira Dama (voz e efeitos) e pela sua namorada, a atriz Cecília Henriques (voz).

Outros promissores novos talentos vão marcar presença, como os Madrepaz, reconhecidos pelo indie rock marcadamente português, e ENES, a banda que tanto bebe influência na ambient music como nos frenéticos ritmos da América do Sul.

Além dos nomes reconhecidos do público, ao longo dos dois dias será ainda possível ouvir alguns dos próximos grandes sucessos do panorama artístico nacional, artistas que fazem parte da coletânea deste ano — como é o caso de Sardinhas com Bigodes, vencedores do concurso Novos Talentos Fnac 2018, que vão dar a conhecer o seu disco Anzol ao Mar.

O fim das noites ficará ao cargo dos DJ portugueses Glue e Carlos Manaça.

Já o arranque da sexta edição do Fnac Live vai ficar marcado pela antestreia do documentário de Fábio Silva e António Freitas, Hip to da Hop. A projeção será limitada aos lugares disponíveis, mas os apaixonados por hip hop vão ter a oportunidade de ganhar convites através de um passatempo promovido pela Fnac.

O recinto contará também com uma pop-up store, na qual os festivaleiros poderão adquirir os discos dos artistas que vão ouvir ao vivo, bem como o CD e o livro dos Novos Talentos Fnac 2018, que serão editados a 21 de setembro.

Mais informações no site oficial: www.fnac.pt/fnaclive

Fnac Live 2018
Data: 21 e 22 setembro 2018 (sexta-feira e sábado)
Local: Cineteatro Capitólio, Lisboa
Bilhetes: entrada livre