Agenda

A Favorita

A Favorita (título original: The Favourite) estreia-se nas salas de cinema portuguesas no dia 7 de fevereiro, com o apoio da Antena 3.

Início do século XVIII. Inglaterra está em guerra com França. As corridas de patos continuam a prosperar, comem-se ananases ostensivamente. Anne (Olivia Colman) ocupa o trono, mas é a sua amiga Lady Sarah (Rachel Weisz) quem governa o país, ao mesmo tempo que cuida da saúde frágil e gere o temperamento imprevisível da rainha. Quando Abigail (Emma Stone) aparece, o seu charme conquista Sarah, que toma a nova criada sob a sua asa. A guerra acaba por consumir demasiado tempo a Sarah, e Abigail entra em cena subtilmente para assumir o papel de dama de companhia da rainha. Essa amizade ascendente abre-lhe a oportunidade de cumprir as ambições de voltar às suas raízes aristocráticas — não deixando que qualquer mulher, homem, política ou coelho se ponha no seu caminho.

O novo filme de Yorgos Lanthimos (A LagostaO Sacrifício de um Cervo Sagrado), cujo elenco inclui ainda Nicholas Hoult, Joe Alwyn e Mark Gatiss, é, apropriadamente, um dos favoritos aos Óscares deste ano, com dez nomeações — incluindo para melhor filme, melhor atriz, melhor atriz secundária (duas indicações), melhor realizador e melhor argumento original. Está também na liderança na corrida aos BAFTA, com doze nomeações, e Olivia Colman já conquistou um Globo de Ouro pelo seu desempenho enquanto Rainha Anne.