Agenda

Festival Iminente 2019

Pouco depois do lançamento do seu novo álbum, Let Love, Common estreia-se em Portugal perante 5 mil pessoas: o músico norte-americano atua no Panorâmico de Monsanto a 20 de setembro, segundo dos quatro dias da edição de 2019 do Iminente.

Também Large Professor e o produtor Just Blaze têm passagem por cá confirmada, juntando-se a um gigante alinhamento de artistas nacionais que inclui o concerto inaugural de Classe Crua (ou seja, Beware Jack e Sam the Kid), mas também Papillon, Bulimundo, David Bruno, Filho da Mãe, Beatbombers, Jibóia, Fred, Mayra Andrade…

Depois de ter corrido mundo por Londres, Xangai e Rio de Janeiro, o Festival Iminente regressa ao Panorâmico de Monsanto, em Lisboa, entre 19 e 22 de setembro, para quatro dias de intimidade cultural coletiva no ponto mais alto da cidade com 100 artistas de onze nacionalidades — das artes visuais, das artes performativas e da música, talentos firmados ou a despontar, reunidos em torno dos conceitos de identidade e diversidade.

O festival urbano de arte e música, co-organizado com a Câmara Municipal de Lisboa, tem curadoria de Alexandre Farto (Vhils) e da plataforma Underdogs e este ano conta com a colaboração especial de Shaka Lion na seleção musical. Na sua quarta edição em Portugal, o Iminente volta a mostrar o que de melhor se faz nas diferentes subculturas ligadas à cena urbana, com um cartaz que mistura artistas consagrados, projetos inovadores e novos talentos a surgir em Portugal neste momento. Ao longo dos quatro dias, artistas musicais e visuais, b-boys, performers, dança contemporânea e debates passam pelos cinco palcos do festival, e o habitual half-pipe marca também presença no recinto para demonstrações de alguns dos melhores skaters nacionais.

“A ideia é juntar todas estas formas de expressão, promovendo a conversa e a troca de ideias. Reunimos todos estes quadrantes de cultura urbana e criamos uma experiência daquilo que é iminente em Lisboa agora. Muitas destas intervenções levantam questões de identidade ou têm raízes na lusofonia, uma componente importante na afirmação do festival desde o início.” — Alexandre Farto

No que toca ao alinhamento musical, Tiago Silva, diretor do festival, explica que “a diversidade está patente nos quatro dias, com uma programação bastante eclética, que vai do trap ao rap, ao hip hop, ao fado, a projetos experimentais e às músicas do mundo”.

 

No que se refere às artes visuais, a linha curatorial para esta edição do Iminente aborda o tema da identidade — tanto na reflexão sobre o eu e as suas especificidades como na pertença a uma comunidade, pensando a identidade política, cultural e urbana num espaço que tem, também ele, uma identidade muito forte.

A missão do festival continua a ser afirmar-se e crescer, do Panorâmico para o mundo. Remata Alexandre Farto: “Queremos ajudar a estabelecer os artistas portugueses ou aqueles que querem trabalhar a partir do território nacional. Porque vamos fazendo coisas noutros países, mas a nossa base continua a ser Lisboa. É aqui que trabalhamos o ano inteiro.”

Todas as informações no site oficial: www.festivaliminente.com