No “Agora, Memórias” desta semana recordamos os trabalhos de Marina Mota na RTP. Mulher do teatro e da revista, brilhou e arrancou gargalhadas no pequeno ecrã.

Teleteatro e “Canto Alegre”

Mulher do teatro e da revista, Marina Mota entrava em “Toma Lá Revista”, exibido no Teatro Municipal Maria Matos, em 1987, e n’ “A Prova dos Novos”, exibido no Teatro Variedades, em 1988. Ambas as peças passaram na RTP.

Ainda em 1988, Marina foi co-protagonista do “Canto Alegre”. Escrito por Francisco Nicholson, tratava-se de um programa recreativo que recriava a vida animada de uma praça pública.

O elenco de “Canto Alegre, além de Marina Mota, contava também com aotres como, por exemplo, Fernando Mendes e Magda Cardoso.

“Marina Marina”

Fez também algumas rábulas de humor para outros programas de comédia e concursos. Mas é com “Marina Marina” que tem a oportunidade protagonizar uma série de humor. Tratava-se de uma adaptação portuguesa da famosa sitcom norte-americana “I Love Lucy”, que teve enorme sucesso nos anos 50 e 60.

Carlos Cruz e Virgílio Castelo foram os responsáveis por esta adaptação, com Virgílio a ter a cargo também a direção de atores (com a ajuda de António Feio), que consistiam basicamente no casal principal (Marina Mota e Carlos Cunha) e nos seus amigos, que eram também os seus senhorios, interpretados por Henrique Viana e Raquel Maria. A ideia de escolherem um casal da vida real como protagonistas. assentava no facto de o original Americano ter sido também produzido dessa forma (Lucille Ball e Desi Arnaz eram também casados fora do estúdio), e Carlos Cunha era alguém bem conhecido do público com o sucesso das suas rábulas no concurso 1,2,3.

O programa era gravado ao vivo no teatro Vasco Santana, sendo transmitido no Canal 1 às sextas feiras à noite e apesar de estar previsto apenas uma temporada, o sucesso que ele teve junto do público levou à renovação para uma segunda temporada, tendo um total de 52 episódios.

As peripécias vividas por estes dois casais davam origem a um serão bem divertido, e o talento da protagonista ajudou a que isto tivesse um grande êxito e abrisse caminho a um futuro risonho, com mais programas de sucesso como o “Ora Bolas Marina”, já aqui recordado. Mas aqui já Marina Mota tinha viajado para a concorrência, para a SIC. Passou também pela TVI. Há um par de anos regressou à RTP para interpretar o divertido papel de Lucinda Silva, em “Bem-Vindos a Beirais”.