1 – O sexo pode prejudicar o bebé

Mito. O sexo só será proibido se o médico encontrar alguma alteração com a gestação (como deslocamento de placenta e tensão alta). Se não tiver problema algum com a gestante e o bebé, o sexo está mais do que permitido. O sexo não magoa o bebé, já que este está envolvido pela placenta. E além de aumentar o fluxo sanguíneo na área da bacia aumentando a oxigenação fetal, as endorfinas

produzidas no orgasmo trazem a sensação de bem-estar ao bebé e também ajuda na preparação do parto

2 – Carne crua ou mal passada transmite toxoplasmose

Verdade. A gestante deve evitar esse tipo de alimentação, principalmente se ela não for imune à doença toxoplasmose, que pode causar abortos e má formação fetal. As principais tentações a serem evitadas são o carpaccio e o kibe cru.

3 -Verduras e legumes são proibidos

Mito. Se bem lavados, não há problemas. Mas como não é possível saber ao certo como é a higienização em cada restaurante, evite comer saladas na rua. “Em casa, coloque verduras, legumes e frutas com casca de molho no cloro. Para cada litro de água, adicione uma colher de sopa de cloro. Deixe por 20 minutos e enxague com água corrente”, orienta a nutricionista.

4 – Não pode tomar café durante a gravidez

Mito. Com moderação não tem problema. O permitido é até duas xícaras por dia. Mais que isso deve ser evitado, porque a cafeína passa a barreira placentária e atrapalha a absorção de ferro e cálcio. Durante a amamentação, também não se deve extrapolar essa dose, porque o bebe pode receber o estimulante pelo leite. Além do cafezinho preto, nessa situação estão os chás verdes e preto, e refrigerantes como coca-cola.

5 – Não se deve comer Mariscos e frutos do mar

Verdade/Mito. O perigo está na ingestão de mariscos ou frutos do mar crus, que podem causar infeções, mas se forem bem

cozinhados, a altas temperaturas são seguros. Evite as ostras e os mexilhões crus.

6- Não se deve comer nada que tenha Ovos

Mito. Pode comer ovos, desde que estejam cozinhados. Caso contrário, pode correr o risco de estarem contaminados por uma bactéria (Salmonella Enteritidis) que vai prejudicar o seu bebé!

Evite os molhos e sobremesas que levem ovos crus, como por exemplo a maionese e mousses caseiras! Se estiver com um desejo incontrolável deste tipo de alimentos, não arrisque e utilize ovos industriais!

7- Muita azia na gravidez é sinal de bebê cabeludo?

Mito – Na verdade a azia na gravidez é devido a acidez estomacal que pode mudar durante a gravidez. Algumas vezes o excesso hormonal também pode aumentar essa acidez estomacal aumentando as náuseas proporcionando os famosos enjoos da gravidez. Nenhuma ligação aos cabelos do bebe.

8 – Se a mãe tiver o peito pequeno produz menos leite

Mito. Segundo os especialistas, não há relação direta entre o tamanho do peito e a produção de leite pela mãe.

Se as glândulas mamárias estiverem bem desenvolvidas, a mãe terá o leite necessário para alimentar de forma satisfatória o seu bebé.

9 – Barriga larga indica menina e pontiaguda menino

Mito – A forma da barriga não tem relação com o sexo do bebé. A barriga desenvolve-se de acordo com o corpo da mãe, se bem que por vezes haja a coincidência de se relacionar com estes aspetos indicados.