A transição para o Outono é especialmente importante, uma vez que significa a mudança de estações mais ativas para uma época caracterizada por uma maior passividade. Esta alteração tem implicações significativas na forma como nos sentimos e no processo de prevenção e tratamento de doenças.

A Medicina Tradicional Chinesa (TCM) adverte que devemos adaptar-nos às mudanças naturais que nos rodeiam para se manter saudável durante todo o ano.

Com o passar do verão para o outono o tempo faz uma mudança drástica. O ar é muito mais frio e as noites são mais longas e mais escuras. Nesta temporada, muitas pessoas experimentam um declínio na saúde ou na motivação, e os sintomas das condições médicas preexistentes podem piorar. Com o diagnóstico e o tratamento corretos, a Medicina Tradicional Chinesa pode prevenir problemas e proporcionar alívio para quem já tiver uma saúde mais vulnerável.

A gripe e as constipações que surgem associadas ao Outono e ao Inverno, são algumas das condições que se podem prevenir através da prática regular de acupuntura, tai qi, bem como através da correta escolha dos alimentos.

A Medicina Chinesa tem como base o conhecimento das leis fundamentais que regulam o normal funcionamento do corpo humano, bem como a sua interação com o meio envolvente.

Todo o raciocínio clínico é efetuado de acordo com os princípios do Yin/Yang, a Teoria dos 5 Movimentos e a circulação de Qi (Energia) no sistema de meridianos.

A Medicina Chinesa é constituída por múltiplas especialidades: Acupunctura, Fitoterapia, Dietética, Massagem (Tuina) e Ginástica energética (Tai Chi, Chi Kung).

Acupuntura

A acupuntura tem-se tornado cada vez mais conhecida, aceite e praticada em todo o ocidente. Tal como o nome indica, a acupuntura é o processo de inserção de agulhas em diversos pontos específicos

do organismo, pois o nosso corpo é composto por centenas de pontos energéticos tendo, cada um deles, uma função e indicações específicas. Para prevenir gripes e constipações, pontuaram-se pontos específicos de modo a reforçar o sistema imunitário e fazer com que as nossas defesas estejam mais “alerta”. Contudo, se já estivermos constipados, a acupuntura apresenta-se como uma forma de tratamento natural evitando recorrer a produtos químicos. A acupuntura é específica para cada pessoa, sendo que cada paciente é tratado de acordo com as suas necessidades. Dois pacientes com gripe podem e são normalmente tratados de maneiras distintas. A acupuntura é uma prática cada vez mais utilizada também para prevenir gripes, bronquites e afeções respiratórias pois, além de regular as nossas defesas, reforça o sistema imunitário e também mantém o equilíbrio interno, dando uma sensação agradável e de bem-estar imediato e prolongado.

“O Outono é um tempo de recolhimento de energia, prepara o armazenamento para Inverno e temos que garantir a energia do circuito seguinte à Primavera/Verão. Nos cinco elementos, o Outono pertence ao metal, e corresponde aos órgãos do pulmão e do intestino grosso”, diz Pedro Choy.

O conhecido terapeuta diz esta “é a estação responsável pela energia da pele, do pelo e do cabelo onde se tenta combater sentimentos como a tristeza/depressão.”

Por isso “é uma época muito propícia a problemas respiratórios, desarranjos intestinais (soltura ou prisão de ventre), ficamos com a pele seca e pálida, queda de cabelo e sem brilho e pode sentir-se tristeza e depressão. Para quem já é comum ter estes desequilíbrios, nesta altura sente ainda mais.”

A boa noticia, é que com simples toques e técnicas especificas nos meridianos corretos, consegue-se evitar e minimizar a situação.