A gastrite é a inflamação da mucosa que reveste as paredes do estômago.

A azia é o sintoma mais característico de refluxo do suco gástrico para o esôfago, conhecido como doença de refluxo gastroesofágico. Este define-se como a passagem de conteúdo gástrico para o esófago, na ausência de vómito. É um fenómeno fisiológico normal quando assintomático, de pequena duração e de ocorrência intermitente particularmente após as refeições.
Existem muitos factores que podem enfraquecer ou relaxar o esfíncter esofágico inferior, incluindo:

– Tabaco

– Álcool

– Gravidez

– Obesidade (por aumento da pressão dentro do abdómen)

– Determinados alimentos

– Muitos medicamentos

– Hérnia do hiato (deslizamento de parte do estômago para a região acima do diafragma, o músculo que separa o tórax do abdómen)

A dispepsia é uma dor ou um mal-estar na parte alta do abdómen ou no peito que muitas vezes é descrita como ter gases, sensação de estar cheio ou como uma dor corrosiva ou urgente (ardor).

A dispepsia tem muitas causas. Algumas são perturbações importantes, como úlceras do estômago, úlceras duodenais, inflamação do estômago (gastrite) e cancro gástrico. A ansiedade pode provocar dispepsia (possivelmente porque uma pessoa ansiosa tende a suspirar ou a inspirar e engolir ar, o que pode provocar distensão gástrica ou intestinal, bem como flatulência e meteorismo). A ansiedade também pode aumentar a percepção de sensações desagradáveis por parte da pessoa, ao ponto de o mais pequeno incómodo se tornar muito stressante.
A bactéria Helicobacter Pylori pode provocar inflamação e úlceras do estômago e do duodeno, mas não é seguro se pode provocar dispepsia moderada nas pessoas que não tenham úlceras.

 

Como prevenir?

Diversas medidas podem ser adoptadas para prevenir os sintomas da DRGE. Algumas alterações simples do estilo de vida incluem: Elevação da cabeceira da cama pelo menos 7,5 cm; Evitar os alimentos que provocam relaxamento do esfíncter durante a digestão (café, chocolate, alimentos gordos, leite gordo; Limitar a ingestão de alimentos ácidos que agravam a irritação quando são regurgitados, incluindo os citrinos e os tomates.

A endoscopia digestiva alta (EDA) é um exame que tem como objetivo diagnosticar e tratar algumas das doenças mais comuns do sistema digestivo superior.