O que são antibióticos?

Os antibióticos são substâncias usadas para tratar infeções bacterianas que variam, desde doenças quase mortais, como a meningite, a problemas comuns como o acne e a amigdalite.

Mas os antibióticos não servem para curar doenças causadas por vírus, tais como constipações ou gripe. O antibiótico atua por inibição do crescimento das bactérias (antibiótico bacteriostático) ou matando-as (antibiótico bactericida).

Quando se ganha resistência aos antibióticos?

Quando as bactérias desenvolvem a capacidade de se defender do efeito de um antibiótico, diz-se que adquiriram resistência aos antibióticos. Ao longo dos anos, as bactérias patogénicas – as bactérias que causam doenças – tornaram-se resistentes a muitos antibióticos convencionais devido ao abuso ou uso incorreto dos mesmos.

Como tomar antibióticos?

Antibióticos específicos são eficazes no combate a bactérias específicas e é errado supor que o antibiótico de outra pessoa (ou algum dos seus antibióticos que guardou de outras doenças) irá funcionar. Os antibióticos devem ser sempre tomados até ao fim, exceto quando o médico der instruções para parar. Qualquer resto de medicamento deve ser devolvido à sua farmácia.

 

Como proteger a flora intestinal?

A flora intestinal é responsável por prevenir e atacar infeções, doenças nervosas, tumores e até o excesso de peso. Uma boa saúde digestiva e um cuidado regular com a flora intestinal podem garantir uma maior qualidade da saúde geral.

Cuidar bem da flora intestinal é fundamental para manter a saúde do organismo e prevenir problemas que possam causar patologias futuras. Existe uma diversidade enorme de bactérias espalhadas no sistema digestivo, utilizando o corpo humano como hospedeiro, sendo a maioria encontrada no cólon, que é a parte mais longa do intestino grosso.

É necessário fazer uma alimentação correta com alimentos que facilitem o processo digestivo, tais como frutas e legumes, que são, tipicamente, ricos em fibra, carnes brancas e peixes não gordos, por serem mais leves e de fácil digestão, iogurtes, que garantem a ingestão de probióticos, água, entre outros. O sedentarismo também não ajuda e o stress, aliado a refeições rápidas, muitas vezes em pé, ao balcão de um café, são tudo fatores que podem levar a uma má saúde digestiva. Além destes fatores, o uso recorrente de medicamentos como anti-inflamatórios e antibióticos causam um crescimento do número de casos de sensibilidade digestiva.