Existem cerca de 15 mil celíacos identificadas em Portugal. estimando-se que possam chegar aos 100 mil. Um número considerável de doentes que justifica haver no nosso país espaços de restauração sem glúten na comida que servem. A certificação da mesma está a ser levada a cabo pela Associação Portuguesa de Celíacos. Saiba mais sobre esta doença auto-imune e conheça a história de uma jovem celíaca que muitas vezes se priva de comer fora e na cantina do local onde estuda.

 

 A DOENÇA CELÍACA 

A Doença Celíaca é uma doença auto-imune que ocorre em indivíduos com predisposição genética causada pela permanente sensibilidade ao glúten. A ingestão de glúten, mesmo em pequenas quantidades, leva o organismo a desenvolver uma reação imunológica contra o próprio intestino delgado, provocando lesões na sua mucosa que se traduzem pela diminuição da capacidade de absorção dos nutrientes. A eliminação do glúten da alimentação permite que o intestino regenere por completo da lesão e o organismo recupere. Contudo, se houver reintrodução do glúten, as inflamações regressam e os sintomas reaparecem. 

 

 CERTIFICAÇÃO SEM GLÚTEN
Associação Portuguesa de Celíacos (APC) está a desenvolver e a expandir Certificação sem glúten em espaços de restauração. E de facto, muitos são os desafios alimentares para um doente celíaco quando quer ir comer fora. Isto porque tem de adotar uma alimentação 100% livre de glúten e na qual nenhum alimento pode estar “contaminado”. 

 

Estudos recentes indicam que existem cerca de 15.000 celíacos diagnosticados em Portugal, sendo que 85% do número real de pessoas com a doença ainda estão por diagnosticar. Um dos grandes desafios de quem sofre desta doença é encontrar locais onde ir comer fora, que não comprometam a sua saúde.  

 

Para isto, a Associação Portuguesa de Celíacos criou o projeto Gluten Free, que se materializa num Certificado para espaços 100% isentos de glúten, seguros e credíveis para a comunidade celíaca. Em Lisboa, existem cerca de 10 locais certificados pela APC que acabou de certificar a única gelataria na cidade e querem crescer em número de espaços.

 

Saiba mais em 

www.celiacos.org.pt/