Esta semana, o “Agora, Memórias” visitou 2 locais que guardam um importante espólio da RTP: a Reserva Museológica e o Museu RTP. Ambos dentro de portas, um deles aguça ainda mais a curiosidade por não estar aberto ao público.

Reserva museológica

É no piso mais inferior da RTP, o –3, que se encontra a Reserva Museológica. O espaço, interdito ao público, de acesso reservado apenas aos profissionais da casa, guarda muito tesouros da RTP. Aqui encontram-se milhares de objetos, cerca de 7 mil, e memórias que fazem parte do espólio da estação de televisão mais antiga de Portugal.

A Reserva guarda desde equipamentos televisivos e radiofónicos, de diferentes décadas, a um rol de adereços e autênticas peças de museu de programas que passaram e marcaram as emissões desta estação. Exemplos? Uma Moviola, uma Bicha Técnica, um Parlophone (género de grafonola, e até um PBX!

Este local, onde gravámos um par de VT’s, tem sido uma fonte de fornecimento de uma série de peças e objetos que, por

várias ocasiões, adornaram programas, como é o caso do “Agora Nós” e a sua rubrica “Agora, Memórias”.

Uma miniatura da vaca da “Visita da Cornélia”, uma réplica da bota Botilde”, do concurso “1,2,3”, uma coleção de artigos dos “Patinhos” (aqueles que cantavam para os meninos irem para a cama), bonecos do “Jardim da Celeste” ou a mascote do “Zip Zip” são alguns exemplos de milhares de objetos que se pode encontrar na Reserva Museológica. Além destes, aparelhos televisivos, aparelhos radiofónicos e telefones, de todas as décadas desde que a RTP começou, a uma série de diferentes equipamentos usados em televisão. E como estamos em plena fase de graça com o Festival da Canção, há também troféus desse evento para mostrar.

Museu RTP

Além da Reserva Museológica, Serenella Andrade foi também espreitar a Coleção Visitável Museológica da RTP, ou em termos mais simples, o Museu RTP.

Este espaço abriu em 2007, com uma exposição comemorativa dos 50 anos da RTP. No ano seguinte, passou a ter uma exposição que ainda hoje permanece. São 180 peças que contam a evolução da nossa rádio e da nossa televisão em Portugal.

Esta coleção está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 17h00. Regra geral, são visitas de grupo, de escolas que visitam este espaço. Mas também podem ser visitas individuais. De qualquer das formas, sozinho ou em grupo, as marcações devem ser feitas para o endereço de email: museu.virtual@rtp.pt.

A título de curiosidade, a Coleção Visitável Museológica da RTP, o Museu RTP, recebe uma média de 10 mil pessoas por ano.

A peça mais recente a entrar neste museu é, nem mais nem menos, do que o troféu do Festival da Eurovisão da Canção que Salvador Sobral trouxe de Kiev.