Esta semana, com a nossa emissão a partir dos estúdios do Porto, vamos recordar o programa da manhã “Praça da Alegria”.

 

 

A “Praça da Alegria”, transmitido em direto dos estúdios da RTP Porto, em Vila Nova de Gaia, estreou a 18 de Setembro de 1995. Os primeiros apresentadores foram Anabela Mota Ribeiro e Manuel Luís Goucha.

Um ano mais tarde, com a saída de Anabela, entrou Sónia Araújo. Manuel Luís Goucha manteve-se durante mais 7 anos, até sair para a TVI, em 2002. O seu lugar seria ocupado por Jorge Gabriel. A dupla Sónia e Jorge esteve no ar até 2013. Em 14 de Janeiro de 2013, o programa foi transferido para Lisboa, com a apresentação de Tânia Ribas de Oliveira e João Baião, que anteriormente apresentavam o “Portugal no Coração”.

Inicialmente, a “Praça da Alegria” começou por ter apenas 90 minutos de emissão, passando depois a ter 3 horas. Da ementa faziam parte rubricas de saúde, moda, culinária e estética, sem esquecer os cuidados de jardinagem e a decoração da casa. Entrevistas e conversas com tempo e vagar e passatempos garantiam o tempero da receita matinal das manhãs da RTP1.

Uma das rubricas de maior êxito era dedicada às Avós. “Quantos netos é que tem?” era o mote para as avós que iam ao programa receberem dinheiro por cada neto que tivessem. “Dança na Praça” e “Bebés na Praça” são exemplos de outras rubricas que passaram pelo programa.

A palhaça Picolé, o padre Borga, a astróloga Cristina Candeias ou o médico Pinto da Costa, foram caras assíduas da “Praça da Alegria”. O humor ficou a cargo, por exemplo, das duplas Guilherme Leite / Luís Aleluia ou de João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, com a rubrica cómica “Telerural”.