Cristina Valente, psicóloga e autora do bestseller “O que se passa na cabeça do meu filho?”, explica-nos que a capacidade de antecipar é uma das competências fundamentais em pais de adolescentes. Enquanto os pais reativos esperam que aconteça um problema e tentam resolvê-lo «em cima do joelho», os pais proativos preparam-se e planeiam cuidadosamente o que fazer, dizer, sentir, decidir.

Com estratégias, conselhos práticos e ferramentas úteis, este livro ensina-nos a perceber os comportamentos dos nossos adolescentes, a compreender o seu cérebro, as mudanças porque passam, as suas emoções, a melhor comunicar com eles, sem discussões nem lutas de poder.

Abordando sete áreas fundamentais das suas vidas – a escola, os amigos, o gosto pelas motas, a ameaça das drogas, o namoro e a sexualidade, a relação com os telemóveis e Internet e o sono – Cristina Valente garante-nos que o segredo para educar um adolescente feliz está no equilíbrio entre a obediência e a liberdade. A proposta é abandonar a tradicional abordagem controladora e apostar numa educação mais relacional, baseada na influência positiva e no respeito.

O melhor que podemos dar aos nossos filhos adolescentes é a capacidade para saber tomar boas decisões, escolher o seu caminho e dar-lhes asas para voar em segurança.

Três focos do livro:

· Mudanças no cérebro do adolescente

Para começar, Cristina começa por desvendar como funciona a cabeça do adolescente, recorrendo às explicações da neurociência. Desvendam-se questões como o porquê de os rapazes lutarem uns com os outros, do facto dos pais dizerem “não podes fazer” e o adolescente não apreender o “não”, etc. Cristina aborda o lado positivo de se ter um adolescente em casa, os comportamentos típicos da adolescência e a responsabilidade que eles deverão ter para os pais confiarem neles.

· Os pais dos adolescentes

Aqui, incide-se na postura dos pais face aos filhos, mostrando como o passado dos pais influencia na relação presente com o filho. Sentimentos como o medo e a raiva dos pais (dos quatro sentimentos aos quais se juntam a tristeza e a alegria), no presente, são reflexo dos problemas mal resolvidos na adolescência deles! Cristina revela como o apego com os pais influência na forma de se educar um filho, fala da separação dos pais e as novas famílias ou dos erros que se cometem nas discussões entre pais e filhos.

· Relação entre pais e adolescentes

Por fim, Cristina aborda as questões comportamentais entre pais e filhos, passando pelo tema das drogas, saídas à noite, o tempo cada vez menor que os pais têm para passar com os filhos, etc. As lutas de poder em casa, o autoritarismo do pai, o segredo para influenciar positivamente o filho, como comunicar com um adolescente, bem como as áreas de risco e o que pode correr mal na vida de um adolescente são outras das temáticas aprofundadas.