A conhecida idade dos porquês, que ocorre geralmente durante os 3/4 anos, tem a sua razão de existir e traz consigo benefícios vários.

Para falar sobre a importância da idade dos porquês e dos seus benefícios temos como convidada a psicóloga Raquel Carvalho, da Oficina de Psicologia.

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Todos estes porquês surgem numa fase em que a criança começa a desenvolver a capacidade de criar imagens mentais na ausência de objetos, pessoas ou acções, que surge numa idade em que a criança já tem capacidade para questionar sobre o que a rodeia.

O desenvolvimento destas novas competências e capacidades fazem com que a criança explore o mundo não apenas de uma forma sensorial (de toque nos objetos e manuseio dos mesmos), para começar a sentir necessidade de compreender o mundo que a rodeia, pois começa a ter noção do seu próprio eu e a reparar numa infinidade de detalhes ao seu redor, que não consegue compreender, o que a leva às tão famosas avalanches de porquês, que por vezes colocam à prova a paciência dos adultos.

Benefícios para o desenvolvimentos das crianças:

  • Estimulação da vontade de aprender, uma vez que a curiosidade leva à compreensão de si, dos outros e do mundo que a rodeia e a sentir-se cada vez mais motivada em descobrir e compreender tudo o que está à sua volta;
  • Estimulação das suas capacidades cognitivas e, quando validada nas suas perguntas, encoraja a criança a não ter medo de questionar quando tem dúvidas, o que será uma mais-valia no seu futuro escolar e pessoal.

Fonte: onossot2.com

 

Conselho:

  • Não ignorar as perguntas, responder sempre, não dar respostas incorretas ou fantasiosas e ouvir a criança com atenção;
  • É importante responder à criança porque o fato desta perguntar não quer dizer que é chata, mas sim, um processo normal do seu desenvolvimento pessoal que deve ser respeitado;
  • Se a criança é travada pelos adultos em quem mais confia – sejam eles os pais, outros familiares ou os educadores – no momento em que faz perguntas, poderá sentir-se desvalorizada e até perder a vontade de descobrir coisas novas. E então, por medo ou insegurança, poderá parar o seu processo de aprendizagem;
  • Durante a idade dos porquês, os pais e educadores devem colocar-se no papel da criança e perceber que tipo de atitude é que esta está à espera do adulto;
  • Por mais cansado que esteja, nunca ignore as perguntas que o seu filho lhe faz e tente ouvi-lo com atenção;
  • Dê respostas adequadas à sua idade. Se as respostas forem demasiado simples podem satisfazer a criança. O mesmo acontece se as respostas forem demasiado complexas;
  • Se não tiver a certeza da resposta mais vale dizer que não sabe, que vai pensar e que depois lhe responderá. Deve cumprir o que promete;
  • Não dê respostas antes de a criança fazer as perguntas. Respeite o seu ritmo;
  • Evite dar respostas erradas ou fantasiosas. Quando a criança descobre a verdade tende a perder a confiança.