Unhas de gel aumentam o risco de cancro da pele?

A análise da DECO (16.03.2017)

“Um artigo da revista científica Jama Network divulgou o caso de duas mulheres que desenvolveram cancro de pele, apesar de não terem histórico familiar. O que tinham em comum? Ambas usavam unhas de gel. Mas não vale a pena entrar em pânico. Segundo o mesmo estudo, apesar dos indícios de que a exposição às lâmpadas UV pode representar um fator de risco para o desenvolvimento do cancro de pele, são precisos mais estudos que comprovem esta relação. As unhas de gel e o gelinho são mais resistentes do que o verniz normal, por isso, muitas mulheres recorrem a estas técnicas. O mecanismo é simples: aplica-se uma ou duas camadas de gel nas unhas e depois o verniz de cor. No caso do gelinho, é usado apenas um verniz especial. Para secar, as mãos são colocadas sob lâmpadas UV ou LED. Estas emitem radiação ultravioleta, que contribui para o envelhecimento precoce da pele e, nalguns casos, para o aparecimento do cancro da pele. No entanto, trata-se de um risco baixo, principalmente quando comparado com o dos solários. São necessários mais estudos científicos para avaliar se a exposição às lâmpadas de secagem do gel e do verniz potencia o risco de cancro. Se é adepta da prevenção, siga o conselho da Skin Cancer Foundation: 20 minutos antes de começar a manicure, aplique creme solar com proteção UVA e UVB nas mãos.”

 

Veja o artigo completo da DECO, aquiUnhas de gel aumentam o risco de cancro da pele?

 

Batons hidratantes: 14 produtos escondem riscos

A análise da DECO (26.09.2017)

“Testámos 20 produtos para hidratar os lábios e descobrimos que 14 contêm substâncias derivadas do petróleo potencialmente perigosas para a saúde.

MOSH, POSH e MOAH são as siglas por que são conhecidas as substâncias potencialmente perigosas detetadas em 14 produtos para hidratar os lábios. Trata-se dos chamados hidrocarbonetos, que fazem parte da composição dos óleos minerais.”

 

Veja o artigo completo da DECO, aquiBatons hidratantes: 14 produtos escondem riscos