Cultive e prepare a sua farmácia de primavera

Chegado o mês de Março, toda a natureza está em festa, é o pulsar da vida em cada canto do jardim, em cada caminho do bosque, em cada berma de estrada. Tudo se pinta de cor e perfumes e… de pólen!

Os que sofrem de alergias ficam nesta época do ano muito aflitos, olhos que incham e lacrimejam, ataques de asma, comichão no nariz, urticária, espirros intermináveis, rinites, sinusites, tosse, eczema atópico, febre-dos-fenos e uma enorme vontade que a primavera se acalme.

O desespero é tal que a maioria das pessoas acaba quase sempre dependente de anti-histamínicos ou corticóides, que como se sabe têm uma série de efeitos secundários. Muitas vezes, nem procuram alternativas, mas elas existem!

 

O que podemos e devemos cultivar no jardim para nos ajudar a combater este problema

 

Urtigas

Excelente planta anti-histamínica, tomada em infusões frescas ou secas e moídas, reduzida a pó, muito útil em casos de febre-dos-fenos. Pode usá-la ainda numa infinidade de pratos deliciosos, desde sopas, risotos, esparregado, omeletes, crepes, etc. Para além das suas propriedades anti-histamínicas, beneficiará ao mesmo tempo de todas as outras fantásticas propriedades desta maravilhosa e mal-amada planta.

 

Sabugueiro

Para além de ser uma linda árvore ornamental, desde que plantada em zonas húmidas e na meia-sombra, as suas flores são também muito recomendadas no alívio de rinites, sinusites, febre-dos-fenos e outros sintomas semelhantes e relacionados com alergias.

 

Camomila ou matricária

Pode tomar três a cinco chávenas por dia de infusão de flor de sabugueiro, urtiga e camomila ou matricária (Tanacethum parthenum) muito apreciada pelos ingleses que lhe dão o nome feverfew.

 

A matricária, de sabor bastante amargo, é excelente no combate a febres, enxaquecas e até estados gripais relacionados ou não com alergias. É de fácil cultivo, muito resistente e em floração durante grande parte do ano, na ilha da Madeira dão-lhe o nome de artemija, apesar de não ser uma artemísia. Também é aí utilizada pelas suas propriedades terapêuticas.

 

Flores de alfazema e camomila

Para aliviar a asma ligeira e a pieira pode usar uma infusão de flores de alfazema, e camomila pela sua acção anti-espasmódica e relaxante do sistema nervoso e respiratório. A camomila tem, também, uma acção anti-histamínica.

 

Bonitas plantas que o poderão ajudar na primavera e também no resto ano ao combaterem várias patologias sazonais

 

Calêndula, camomila e milefólio

A calêndula, a camomila e o milefólio têm todos qualidades anti-histamínicas.

 

Malvas

São muito recomendadas para aliviar problemas de pele que são, também, um dos sintomas de alergias.

 

Pode misturar malvas com calêndulas ou utilizá-las sós. Para 1 litro de água, ferva durante 5 minutos cerca de 7 folhas e flores de malvas. Deixe arrefecer e vá lavando as zonas afectadas várias vezes ao dia.

 

As malvas têm uma acção suavizante, calmante e anti-inflamatória sobre os tecidos da pele aliviando, assim, a comichão e a irritação.

 

Camomila, calêndula e flor de sabugueiro

As conjuntivites são outro dos sintomas comuns em que quem é sensível aos poléns, nestes casos, as malvas voltam a ser uma das plantas mais eficazes mas também a camomila, a calêndula e a flor de sabugueiro.

 

Existem ainda algumas árvores cujo pólen é bastante alergénico para muitas pessoas, nomeadamente, os plátanos, a oliveira, a aveleira e o cedro e até a Bétula.

O contacto com a natureza é fundamental não apenas para o nosso bem-estar físico mas também e, sobretudo, para uma melhor saúde emocional.

 

Prepare-se para disfrutar da primavera cultivando no seu jardim calêndulas, camomilas, matricárias, malvas, milefólio, sabugueiro, e urtigas.