Ervas aromáticas e especiarias

 

O que são ervas aromáticas e especiarias?

As especiarias derivam das raízes, casca, botões e frutos das plantas. As ervas aromáticas são normalmente retiradas das folhas de uma variedade de plantas. Ambas retêm a sua potência durante longos períodos de tempo se forem armazenadas convenientemente.

O que é a fitoterapia?

A fitoterapia pode ser vista como a precursora da farmacologia moderna – aliás, muitos medicamentos modernos são derivados das plantas. Como tal, incluir sabores herbários na dieta diária pode fazer uma grande diferença na saúde alimentar. As ervas aromáticas e especiarias podem ajudar a digestão, infeções respiratórias, reumático e podem ajudar a melhorar o apetite, o trato urinário, insónias, bem como os sintomas de constipação ou gripe.

Teor nutritivo das ervas aromáticas e especiarias

No entanto, como as ervas aromáticas e especiarias são consumidas em quantidades pequenas em relação a outros alimentos, é um pouco injusto comparar o seu conteúdo nutritivo numa base por refeição. Por exemplo, mesmo que muitas ervas tenham um alto teor de vitamina C, não se chega nada perto das necessidades diárias com um ramo de salsa numa tigela de sopa. A não ser que se coma uma taça de tabouleh (uma salada popular no Médio Oriente contendo muitos vegetais, azeite e especiarias) todos os dias, uma laranja é uma fonte mais simples de vitamina C.

 

Ervas aromáticas e especiarias que fazem bem

1 – Chá Verde

2 – Açafrão

3 – Coentros

4 – Salsa

5 – Salva

6 – Gengibre

7 – Orégãos

8 – Canela

9 – Erva de São João (Hipericão)

10 – Malagueta

 

Chá verde é bom para o coração devido à sua natureza antioxidante e melhora a saúde das células. Desempenha um papel fundamental na redução dos níveis de colesterol e triglicéridos

Açafrão é importante para a nutrição humana devido ao seu teor de manganésio e ferro. Foi usado ao longo da História como condimento, remédio e tinta para tecidos.

Coentros ajudam a regular o nível de açúcar no sangue. São úteis para regular o colesterol ajudam a relaxar.

Salsa tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas. É eficaz a melhorar o sistema imunitário e tem substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes. Tem ainda propriedades antibacterianas e antivirais.

Gengibre é poderoso a combater inflamações e tem ação bactericida, antisséptica e afrodisíaca. O Chá de gengibre é usado para tratar dores de garganta, congestões nasais e tosse.

Orégãos são considerados a erva com maior atividade antioxidante. Têm propriedades antifúngicas, antibacterianas e antiparasitárias.

Canela aumenta o metabolismo da glicose nas células, diminui o açúcar no sangue, a pressão arterial, os níveis de triglicerídeos e colesterol.

Erva de São João (Hipericão) contribui para o equilíbrio emocional, relaxamento e para um sono saudável. É eficaz para aliviar a depressão leve a moderada e alivia os sintomas da menopausa.

Malagueta tem características anti-inflamatórias e ajuda no tratamento de úlceras no estômago. Podem ser usadas contra doenças reumatóides, constipações e facilita no emagrecimento.